Policiais Civis da Central de Polícia Judiciária (CPJ) prenderam na manhã de quinta-feira (3) um indivíduo por receptação de hidrômetros. Ele foi detido em sua residência na região central. A equipe da CPJ compareceu ao local com o mandado de busca, na casa encontraram o acusado de 27 anos. Durante as buscas pela residência foram encontrados diversos componentes de hidrômetros. Dessa forma, os policiais iniciaram conversas com o indivíduo, que a todo momento se mostrava inquieto. Pouco depois, foi solicitado seu celular para dar cumprimento ao restante da decisão judicial que permitia o acesso ao telefone do investigado. Nesse instante começou a gritar pedindo para sua irmã quebrar o celular, jogando-o no chão. Tal ação somente não ocorreu pois agiram rápido, retirando o celular da posse de sua irmã. Após tal comportamento e com os objetos encontrados, o Delegado que acompanhava a busca deu voz de prisão ao indivíduo por receptação qualificada.
DESACATO
Durante a prisão o autor começou a gritar dizendo que “na receptação ele sairia no dia seguinte, inclusive xingando os policiais que faziam as buscas, recebendo também prisão por desacato. Em sua residência o indivíduo mantém um pequeno comércio de reciclagem e, dentre os materiais que compra, estão os hidrômetros furtados aos montes na cidade. Ele foi encaminhado ao plantão policial e preso em flagrante pelo crime constante no Artigo 180 do Código Penal e por desacato.
FURTO DE HIDRÔMETROS
De janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste ano, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro registrou 163 furtos de hidrômetros na cidade. Durante todo o ano de 2021, foram registrados 95 furtos e a média dos últimos quatro anos é de 159,5 subtrações desse equipamento.
Em caso de furto, o consumidor deve imediatamente avisar ao Daae pelos telefones de atendimento para que uma equipe vá ao local consertar o vazamento, 0800-505-5200, que atende 24 horas, telefones fixos e celulares ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.
Outra importante forma de combater o furto desses equipamentos é através de denúncias, que podem ser anônimas, feitas principalmente para a polícia.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação