Tiggo 5x ganha upgrade e vira Pro
A atualização do Caoa Chery Tiggo 5x já era esperada, recebendo agora o sobrenome Pro. Em única versão, a linha 2023 ganhou facelift com maior destaque na parte frontal, motor recalibrado e interior mais sofisticado. O preço foi elevado a R$ 154.990, mas por tempo limitado, informaram seus executivos. Bom lembrar, o Tiggo 7, lançado no final de 2021, já custava R$ 10 mil a mais um mês depois de chegar às lojas.
O carro que é best seller da Caoa Chery e montado em Anápolis (GO), exibe agora uma ampla grade hexagonal que lhe dá aparência mais robusta. Há ainda novas luzes diurnas em LED, para-choque remodelado e rodas de 18”, como no anterior, mas com novo desenho. Atrás, ficou praticamente igual, apenas com uma modificação no para-choque.
Sob o capô, a Caoa Chery manteve o turboflex de 4 cilindros e 1,5 litro, porém atualizado para atender às novas normas de eficiência e emissões. A potência ficou nos mesmos 150 cv (com etanol) e o câmbio agora é um CVT que simula 9 marchas no lugar do automatizado. A mudança se deve em prol do consumo, que não é lá suas coisas, apenas pouquinho melhor que seu antecessor. Com etanol, o SUV faz 6,9 km/l na cidade e 8,1 na estrada. Com gasolina, 9,9 e 11,5 km/l, respectivamente.
A cereja do bolo desta renovação vem em seu interior, com materiais de melhor qualidade e conteúdos, que o aproxima do Tiggo 7 Pro. Neste upgrade, a alavanca de câmbio dá lugar a um joystick, os bancos são de couro com pespontos aparentes, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico e câmeras 360 graus. O sistema multimídia de 10,25”, por sua vez, só espelha o celular por meio de cabo.
Audi inicia pré-venda dos novos Q3
A Audi do Brasil inicia pedidos de reservas dos novos Q3 e Q3 Sportback. Com motor 2.0 de 231 cv e tração quattro, os modelos podem ser reservados diretamente nas concessionárias por a partir de R$ 279.990. As entregas estão previstas para abril.
As primeiras unidades serão importadas da Hungria, para depois iniciarem na linha de montagem da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde a Audi retoma a produção.
O novo Q3 (SUV e Sportback) traz de série multimídia de 8,8”, bancos traseiros corrediços e piloto automático com controle de velocidade.
Ferrari de R$ 8,4 milhões está à venda no Brasil
A Via Itália, importadora oficial da Ferrari, trouxe para o Brasil uma unidade da SF90 Spider. Preço da macchina quase exclusiva: R$ 8,4 milhões.
A SF90 Spider é a primeira versão conversível híbrida plug-in de produção da marca italiana e de seu motor central, V8 3.9 turbo, são despejados 780 cv de potência. Junto a mais três motores elétricos acoplados no eixo traseiro e dois no dianteiro, esta Ferrari eleva sua potência máxima para impressionantes 1.000 cv!
Com todas essas credenciais, a SF90 Spider parte da inércia e alcança 100 km/h em apenas 2,5 segundos.
Um famoso que desfila com este raro exemplar da SF90 Spider pela Itália é o jogador do Milan, Zlatan Ibrahimović, que já possui outras Ferraris. O craque se presenteou com o superesportivo no final do ano passado ao completar 40 anos. Preço na Itália: 473 mil euros, ou na conversão direta, quase R$ 3 milhões.
BMW, Mini e Motorrad BMW planejam 30 lançamentos em 2022
O Grupo BMW anunciou novidades para o mercado nacional com o lançamento de 30 modelos, entre carros BMW, Mini e Motorrad (motos) para este ano no Brasil.
Dentro de sua estratégia de ofensiva elétrica, além dos já anunciados i4 e iX, já em pré-venda no Brasil, a BMW confirmou a vinda ainda neste semestre do iX3, SUV elétrico baseado no X3. Seu motor elétrico de 286 cv e 40,8 kgfm de torque, é movido por baterias de 74 kWh que pelo ciclo WLTP roda até 461 km. Os preços, versões e conteúdos só serão divulgados por ocasião do lançamento.
Junto com a Mini, o Grupo BMW terá 5 modelos totalmente elétricos no Brasil – i3, i4, iX, iX3 e Mini S E. Hoje, cerca de 20% das vendas da BMW são compostas por veículos eletrificados. Já para a Mini, os eletrificados correspondem atualmente a 40% das vendas no Brasil, um dos maiores percentuais globais.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br