Os rotarianos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de fevereiro, o 117º aniversário da primeira reunião de um Rotary Club. Nesse dia, em 1905, Paul Harris, Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele encontraram-se e Harris contou aos seus amigos o projecto de fundar um clube.
Este foi o humilde começo da primeira organização internacional de serviços humanitários que agora inclui cerca de 1,2 milhão de associados e 36.000 clubes em 220 países e áreas geográficas.
O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Para resolver problemas reais, é preciso compromisso, visão e pessoas que entram em ação. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados ajudam a humanidade há mais de 110 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.
O QUE OS ROTARIANOS FAZEM?
Por acreditar em encontrar soluções para muitos problemas mundiais, os mais de 36.000 Rotary Clubs trabalham para: promover a paz; combater doenças; fornecer água limpa e saneamento; cuidar da saúde de mães e filhos; apoiar a educação; e favorecer o desenvolvimento econômico.
MISSÃO
A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.
DECLARAÇÃO DE VISÃO DO ROTARY
Juntos, os Rotarianos veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.
Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os Rotários atinjam o Ideal de prestação de Serviços e altos padrões de ética.
O Objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1. O desenvolvimento do Companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de Servir.
2. O Reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.
3. A melhoria da Comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada.
4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da Paz entre as Nações.
QUEM SÃO OS ROTARIANOS?
Os Rotarianos são voluntários, empresários, profissionais liberais, executivos, líderes comunitários que dedicam seu tempo e dinheiro para discutir ideias, projetos, soluções e colocá-las em prática para o bem comum das comunidades locais e mundiais.
INVESTIMENTOS NA CIDADE
Em Rio Claro existem quatro Rotary Clubs que atuam fortemente junto à comunidade. Somente nos últimos cinco anos já foram investidos mais de 2 milhões de reais em projetos com subsídios da Fundação Rotária do Rotary International. O Rotary está presente há mais de 80 anos na nossa cidade fazendo o bem localmente e mundialmente.
Junte-se ao Rotary e venha também fazer a diferença. O Rotary Club de Rio Claro Sul, reúne-se toda terça-feira, na sede da Associação dos Rotarianos de Rio Claro, às 20 horas, na avenida 12, 231 entre as ruas 2 e 3, Centro. No momento as reuniões estão ocorrendo on-line. Mais informações: carlosbaccaro@uol.com.br.
Um pouco de rotary numa noite de festa
Por Waldemar Bóbbo – Governador 1990/1991 Distrito 4590
Há anos atrás, por ocasião do 36° aniversário de Rotary Paul Harris em uma alocução radiofônica, assim se expressou: Rotary é um modelo em miniatura de um mundo em paz, que poderia ser proveitosamente estudado pelas nações. Os rotarianos acreditam que a aplicação universal da tolerância e da amizade levaria à paz internacional por todos intensamente desejada.
O Rotary, primeiro clube de serviço no mundo, pode ser descrito de várias maneiras: Mas em 1976, o Conselho Diretor do Rotary International interessou-se em criar uma definição concisa dos aspectos fundamentais do Rotary. Solicitou-se a ajuda de três pessoas, que estavam no momento atuando na Comissão de Relações Públicas do Rotary, e pediu-se que chegassem a uma definição do Rotary que pudesse ser englobada em apenas uma sentença. Após inúmeras minutas, chegou-se à seguinte definição, que tem sido usada desde então nas diversas publicações do Rotary.
“Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.
Vale a pena decorar esta definição de 41 palavras para recitá-la quando alguém perguntar. “Mas, o que é um Rotary Club?
Perguntava-se frequentemente ao finado Paul Harris: “Quando fundou o Rotary, em um frio dia de inverno em Chicago, você pensou que ele se tornaria um movimento internacional? A melhor resposta a esta pergunta pode ter sido a que ele deu na última mensagem de aniversário, antes de sua morte em 27 de Janeiro de 1947: “Não, Eu não previ, em 1905 um movimento internacional… Quando alguém planta uma despretensiosa muda no começo da primavera, pode estar certo de que, algum dia, ali crescerá uma frondosa árvore? Não é preciso contar com a chuva e o sol – e o sorriso da Providência?
Quando vê o primeiro broto – aí então, sim pode começar a sonhar com a sombra”.Falar sobre Rotary é algo fácil e muito difícil ao mesmo tempo, tudo começou na noite de 23 de Fevereiro de 1905, quando Paul Harris, então jovem advogado que se sentia, de algum modo, perdido e solitário na cidade de Chicago, Illinois, EUA, em desordenada expansão, encontrou-se com três amigos para discutir uma idéia que vinha acariciando. Os três homens eram Silvester Schiele, negociante de carvão; Gustavus E. Loehr, engenheiro de minas; e Hiram Shorey, dono de uma alfaiataria. Eles se encontraram no escritório de Gus Loehr, (sala 711) no Edifício Unity, que estava localizado na Rua North Dearborn nº 127.
Assim naquela memorável noite fundou-se o Rotary. Em sua autobiografia “My road to Rotary”, o fundador Paul Harris falou do poder do Rotary, comparando-o à corrente de um largo rio: “O grande rio é a soma total das contribuições de centenas, talvez milhares, de pequenos riachos e regatos, que descem rolando pelas encostas e montanhas, murmurando pelo caminho, ansiosos para se lançarem no seu leito. Assim o crescimento do Rotary. Tornou-se grande em razão das contribuições feitas, com sacrifício, por milhares de rotarianos, de muitos países”.
Sem dúvida o sustentáculo do Rotary, são as quatro avenidas de serviço. Mas o cimento que mantém Rotary unido é a Nossa Fundação Rotária, criada em 1917 por Arch Klumph, sexto presidente de R. I. recebeu sua primeira contribuição no valor de U$ 26,50, do R.C. de Kansas City, Missouri, EUA. Mas durante 30 anos sobreviveu com esporádicas contribuições, em 1947 com o passamento de nosso Fundador Paul Harris, muitos rotarianos quiseram lhe prestar homenagens. Arch Klumph recebeu muitas cartas e telegramas indagando da melhor maneira de fazê-lo, aos quais Arch respondia filosoficamente:
“A finalidade da fundação não é construir monumentos tijolos e pedras. Se trabalharmos com mármores, este perecerá, se trabalharmos com cobre, o tempo o deteriorará se erigirmos templos, estes cairão em ruínas. Mas se trabalharmos com mentes imortais, se as imbuirmos do verdadeiro significado do espírito de Rotary, como está expresso em nosso objetivo. E com um justo temor a Deus e amor ao próximo, estaremos gravando eternamente algo que enobrecerá toda a humanidade e fará do Rotary uma força imortal enquanto durar esta civilização.”
Rotary é algo grandioso. É Ação É vida, é a preocupação de poder ser útil às profissões, à Comunidade e aos contatos internacionais. Rotariano é aquele que sente um vazio entre uma e outra ATIVIDADE.
Foto: Divulgação