“Qualquer dia amiga a gente vai se encontrar. Acabou a sua dor, acabou o sofrimento”, foi com esta frase que um dos amigos se despediu nas redes sociais de Gislaine Carbinatto, de 59 anos.
O comunicado do falecimento por volta das 16 horas de sábado (19) foi feito em sua página na rede social. “Gislaine lutava contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) por perto de uma década, nunca recuando perante a doença. Auxiliada pelo seu companheiro Marcelo, seu filho Raphael e uma excelente equipe de profissionais da área da saúde, travou uma árdua batalha. Gislaine em nenhum momento desistiu de viver, levando o otimismo até o limite humano. Mas a jornada era longa e cansativa e, infelizmente, a doença não se cansa. Agora, Gislaine terá a oportunidade de, enfim, descansar. Que seu otimismo e sua força iluminem aqueles que agora estão com ela. Em respeito aos desejos dela, não haverá velório.”
“Sem dúvida ela marcou a história de muitos e sempre permanecerá em nossos corações”, desta forma amigos e familiares deixaram suas homenagens.
TRAJETÓRIA
Em sua coluna publicada no suplemento Sunday, Silvana Rodrigues resumiu e destacou a trajetória de sucesso e dedicação de Gislaine, que sempre batalhou pelo empreendedorismo e desenvolvimento de Rio Claro.
Com sua formação e pós-graduação em Administração, na sua jornada empreendedora, foi idealizadora de vários projetos, e da empresa Iben – Instituto Brasileiro para Educação e Negócios, junto com o marido Marcelo Carlos Dias, uma organização social, com ações sempre voltadas à ética, às pessoas, aos direitos humanos e à sustentabilidade.
Apaixonada pela vida, idealizou também um programa de tv, de entrevistas e novidades, informações de saúde e um rico conteúdo nos anos de 2009, atraindo empresas para viabilização junto às principais redes de tv local, o “Planeta Gente”.
“Gislaine Carbinatto é um ícone, pelos seus feitos profissionais e mente pra lá de ativa e realizadora, sua busca por ajudar as pessoas, como podia. Vale comentar sobre sua extensa carreira como consultora e assessora voltada a implantação de ações associativas como cooperativismo, redes setoriais, redes sociais, pequenas empresas, economia solidária, desenvolvimento de projetos setoriais, articulação de redes com o poder público, equipamentos sociais, ONG’s e lideranças comunitárias e, ainda, como instrutora de cursos de qualidade no atendimento e relacionamento interpessoal, experiência em mobilização social e envolvimento comunitário. Foi gestora de projetos sociais, gerente executiva, organização de eventos e em captação de recursos, que rendeu importante atuação na Acirc – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, foi assessora especial de projetos de inclusão produtiva, geração de trabalho e renda, envolvendo cooperação, auto-gestão, qualificação profissional, educação de jovens para o mercado de trabalho e economia solidária. No Gabinete do Prefeito, da Prefeitura Municipal de Rio Claro, trabalhou na implantação de projeto de voluntariado e responsabilidade social e campanhas de meio ambiente. Atuou também no GRHAU – Grupo de Reabilitação e Habilitação, e sua última atuação foi no Sebrae-SP, como assessora do Diretor Técnico Ivan Husnni. Isso tudo, ainda é pouco, foi voluntária e diretora da OBME – Organização Brasileira de Mulheres Empresárias, Sócia Benemérita e diretora da Rio Claro Têxtil Modas, segunda Secretária da ONG Solid’arte, Conselheira COMDEMA – Conselho Deliberativo Municipal de Meio Ambiente e Conselheira da FEENA – Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade”, escreveu Silvana.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação