O grande jogo da 8ª. rodada do Campeonato Paulista de Futebol da Série A2 terá como palco o estádio Benito Agnello Castellano, o Benitão, em Rio Claro, neste domingo (20).
Em horário nobre, a partir das 19 horas, os olhares de velistas e rioclaristas estarão voltados para os 22 atletas que, ao apito inicial do árbitro, começarão a contar uma nova história, entre tantas deste confronto que é um dos mais importantes e tradicionais do futebol do interior paulista. Ambos os clubes centenários, ambos campeões e reunindo um número expressivo de apaixonados torcedores.
Na 7ª. colocação no campeonato, o Velo, do técnico Fahel Jr. quer a vitória para se aproximar ainda mais dos líderes e se garantir no G8. Em 10º. lugar, o Rio Claro FC vive nova fase desde a chegada do técnico Alberto Félix.
As equipes devem entrar em campo com a força máxima. A venda antecipada de ingressos, sugere a presença de um grande público ao espetáculo. Por sua vez, as torcidas prometem um show à parte nas arquibancadas do Benitão.
Que seja um bom jogo e que vença o melhor!
Dérbi tem tudo pra ser um grande jogo e torcedor deve marcar presença
Opinião por Geraldo José Costa Jr.
Após 7 rodadas, finalmente teremos o tão esperado dérbi rioclarense entre as equipes da AE Velo Clube e do Rio Claro FC.
São décadas de confrontos memoráveis entre os dois times, com momentos marcantes como o gol do goleiro Lourenço do Rio Claro FC, marcado sobre o arqueiro Renato, do Velo, no dérbi disputado em 1976, no Schmidtão, e a arrasadora goleada do Velo sobre o Rio Claro FC, no dia 31 de março de 1983, no estádio Benitão, por 11×2.
Nos últimos anos, entretanto, tem havido uma supremacia do time que veste azul e branco sobre o time que veste vermelho e verde. Desde 1991, o Velo Clube não vence o Rio Claro FC, qualquer lugar que seja a disputa, em partida oficial valendo pontos pelos campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Futebol.
Terá chegado a hora de quebrar a escrita? A equipe do Velo, treinada pelo experiente e competente Fahel Jr. vai bem no campeonato paulista da Série A2. São 3 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. A equipe permanece no G8, após 6 jogos disputados e os atletas contratados para reforçar o elenco, tem correspondido às expectativas dos torcedores, como por exemplo, o goleiro Murilo Prates, o meia Franco e o atacante Éric Di Maria. A expectativa do torcedor velista, que anda meio sumido do Benitão, é quanto a uma vitória sobre o maior rival.
Pelos lados do Rio Claro FC, novos tempos, mais promissores, são vislumbrados no horizonte do Azulão da Rua 9, com a chegada do técnico Alberto Félix, que, ano passado, fez excelente campanha no comando do time, parando apenas na semifinal, e por pouco não obtendo o acesso à Série A1.
O Rio Claro FC conta com bons jogadores no elenco, como o goleiro Victor Golas, o zagueiro Tom e o atacante Adriano Paulista. A manutenção do tabu de êxitos diante do Velo é um fator que motiva ainda mais elenco, diretoria e torcedores do Rio Claro FC.
Apesar das 3 derrotas da equipe no campeonato da Série A2, nos 7 primeiros jogos disputados, vale destacar que, todas elas, foram por diferença mínima de placar e arrancadas com suor pelo adversário.
O que se espera para o dérbi de domingo é um jogo de bom nível técnico, com as equipes se estudando no início do jogo, tentando, em princípio, neutralizar os pontos fortes do adversário.
Pelo fato de jogar em casa, o Velo Clube, empurrado por sua torcida, sequiosa por uma vitória consagradora, deverá em algum momento se expor um pouco mais na defesa, proporcionando talvez, o que o Rio Claro FC espera, a oportunidade para o contra-ataque.
Detalhes, também podem definir o jogo, uma expulsão, um erro da arbitragem, uma falha individual, uma substituição que dê errado. Enfim, são vários os ingredientes para esse aguardado dérbi, que esperamos seja grande, do tamanho de seus protagonistas: AE Velo Clube e Rio Claro FC.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação