A Polícia Civil através da equipe operacional da DISE – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente, juntamente com apoio de Policiais da CPJ, DIG e Sub-região deflagraram a Operação Reditus com a finalidade de desarticular a distribuição de entorpecentes que ocorria em dois pontos de Rio Claro.
Na quinta-feira (10) os bairros Novo Wenzel e Bonsucesso foram os alvos da operação. Na ocasião foi preso um dos distribuidores das drogas nesses bairros. Durante as investigações se apurou que o traficante distribuía as drogas nas “biqueiras” do bairro conforme a demanda.
Já havia em desfavor do investigado mandado de prisão temporária e busca domiciliar. No momento do cumprimento do mandado o traficante tentou fugir pulando por telhados, mas foi capturado por policiais que participavam da operação.
No interior de sua residência foram apreendidos cerca de 24.000 mil microtubos vazios, anotações sugestivas a tráfico de drogas, um saco com pó branco geralmente usado para mistura a entorpecentes tipo cocaína. Durante a tentativa de fuga foram localizados ainda no telhado 20 kits contendo 680 microtubos contendo cocaína.
Foram cumpridos também outros mandados de prisão e buscas domiciliares pelo bairro, sendo que outro indivíduo foi preso e em outra residência foi encontrado um colete balístico, munições e um simulacro de arma de fogo. Rádios comunicadores dos olheiros foram apreendidos também.
OPERAÇÃO REDITUS
Em continuidade a operação Reditus, na sexta-feira (11) outros bairros foram alvos da operação; nesse caso os bairros Vila Industrial, Vilage e Bandeirantes. Foi então dado cumprimento à Busca Domiciliar em locais que serviam de depósito para distribuição nas biqueiras conhecidas como “Pracinhas do Bandeirantes”.
Os mandados foram frutíferos e dois distribuidores foram presos em flagrante delito, além de apreendido o entorpecente que seria usado para a venda pelos vapores.
Em um dos esconderijos da droga foram encontrada 120 porções de maconha, 353 microtubos abastecidos com cocaína, duas porções brutas de cocaína, dentre outros objetos relacionados a tráfico de droga. Em um outro esconderijo foram localizadas duas grandes porções de cocaína em estado bruto além de contabilidade do narcotráfico.
As equipes deram continuidade, nesta segunda-feira (14), aos trabalhos da Operação Reditus para cumprimento de mandados e combate ao tráfico de drogas. O empenho dos policiais, após investigação que durou meses, possibilitou a prisão do gerente do tráfico do bairro Santa Eliza. O trabalho investigativo apurou que o mesmo guardava seus entorpecentes enterrados na mata nas proximidades dos prédios do CDHU do bairro, sendo os entorpecentes localizados e apreendidos por Policiais Civis com apoio do Canil da GCM.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação