A proposta é simples, mas propõe um novo olhar aos objetos que temos em casa, transformando-os em brinquedos de forma sustentável, com experiências divertidas que são atrativos para crianças e adultos.
As práticas sustentáveis devem ser dialogadas no lar e na escola, disponibilizar materiais recicláveis e com eles despertar o lado criativo através da confecção de jogos, bonecos e outros brinquedos é muito importante e deve ser praticado na rotina diária.
Com a ajuda de pais e responsáveis, garrafas PET, rolos de papel higiênico vazios, latas de alumínio, caixas de ovos, caixas de papelão, tudo pode ser reaproveitado, portanto o reaproveitamento de resíduos também pode ser aplicado em casa. Garrafas PET podem virar um jogo de boliche, um dominó pode ser feito com caixas de fósforos vazias e forradas; um quadrado de papelão e tampinhas de garrafas PET, podem virar um jogo de damas, um telefone pode ser feito com latas de alumínio unidas por um barbante e assim a construção de brinquedos sustentáveis acontece de forma prazerosa.
A consciência e respeito ao meio-ambiente e o consumo consciente são conceitos que são estimulados ao incentivarmos as crianças a fabricarem seus próprios brinquedos, dando os subsídios necessários, com materiais que iam ser descartados e que são sugestivos para despertar a educação ambiental em família. Através de brinquedos e brincadeiras, as crianças aprendem a fazer a destinação correta de resíduos, ajudando o meio ambiente com o seu reaproveitamento.
Criar brinquedos sustentáveis são atividades que ajudam pais e responsáveis a educarem, desenvolvem o lado afetivo, além dos aspectos sociais e cognitivos interagindo de forma prazerosa com o ambiente em que se vive. Outro aspecto a destacar é o desenvolvimento da autonomia, percepção visual e tátil das crianças, entre outros benefícios, adaptando e reinventando seus próprios objetos.
Além dos brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, outra opção sustentável principalmente para presentear as crianças, são os brinquedos ecológicos, que além da preocupação ambiental, também costumam ajudar no desenvolvimento cognitivo das crianças e são interativos. Como exemplo, os brinquedos de madeira reflorestada, como carrinhos de balanço, blocos, bilboquê e jogos; também o cata-vento feito de madeira ou papel, ideal para brincar ao ar livre; casinhas que podem ser feitas de madeira ou de papelão pintado e decorado de forma divertida, incentivando o talento pelas artes, arquitetura e design; instrumentos musicais feitos em madeira também é uma opção de brinquedo ecológico, a música tem efeitos terapêuticos e beneficia o cérebro.
Concluindo, a proposta dos brinquedos sustentáveis é de passar valores para que as crianças sejam agentes transformadores do meio humano e de seus recursos naturais, protegendo assim o meio ambiente.