GOLPE WHATSAPP CLONADO
O criminoso se passa por uma empresa conhecida oferecendo propostas atrativas.
Depois, faz contato por ligação ou mensagem no próprio WhatsApp pedindo o envio do código de verificação do aplicativo que foi recebido por SMS para ser validado.
Com esse código em mãos ele consegue clonar sua conta e tem acesso à sua lista de contatos e grupos. Normalmente utilizado para pedir dinheiro aos amigos e familiares.
A atenção é sua principal arma! Não deixe seu WhatsApp ser clonado. Não compartilhe seu código de verificação com terceiros. Suspeite de mensagens enviadas em nome de empresas.
GOLPE DA CONTA FALSA
Para enganar seus contatos o criminoso cria uma nova conta no WhatsApp e usa seus dados, como nome, foto de perfil e status. Entra em contato com seus amigos dizendo que “trocou de número” e pede dinheiro emprestado.
Proteja-se. Existem alguns passos que podem ajudá-lo a se proteger. Oculte sua foto de perfil do WhatsApp, deixando-a visível apenas para contatos. Assim, você evita que sua imagem seja usada indevidamente.
O aplicativo possui um recurso capaz de informar quando um contato troca de número. Fique atento. Outra dica que pode ajudar é entrar em contato por meio de ligação ou mensagem com o número original do contato antes de fazer operação financeira.
É importante que você registre as ocorrências, para que haja o mapeamento da criminalidade e direcionamento do policiamento. Lembre-se sempre: A prevenção é a melhor ferramenta.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Conte sempre com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, 190 anos protegendo a sociedade.
Em caso de emergência ligue 190 ou disque – denúncia 181 – Polícia Militar
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação