A Red Bull mostrou ao mundo o novo bólido. Seguindo um cronograma que previa ser a primeira a lançar o carro da F1 2022 (mas foi surpreendida pela Haas, que se antecipou e mostrou a nova pintura), os austríacos não decepcionaram com o RB18.
Na prática, no fim das contas, é justo dizer que a Red Bull foi, sim, a primeira a ter uma apresentação de verdade, pois os fãs puderam ter o gostinho do que verão, de fato, nas pistas em 2022, em um regulamento que é praticamente todo novo, com carros bem mais simples que os de 2021 em relação ao conceito. No entanto, é bom que se diga: Christian Horner, chefe do time, já promete um bólido bem diferente na pista em relação à apresentação.
Assim como nos últimos anos, a pintura fosca segue presente, com a cor azul predominando ao lado do vermelho, branco e amarelo.
Em termos de projeto aerodinâmico, dois pontos se destacaram nas primeiras imagens: o bico bem arredondado, como se fosse bico de um papagaio; asa dianteira, que forma um V; e a asa traseira que tem o centro mais baixo, formando uma espécie de M.
Diferente do antecessor, que tinha as laterais repletas de penduricalhos, o RB18 é um modelo mais simples. O arrojo do design fica por conta de asas menos convencionais.
Outra novidade da apresentação diz respeito ao novo nome da equipe: Oracle RedBull Racing. A gigante da tecnologia assume uma posição de destaque entre as patrocinadoras e estampa a asa traseira do carro. Chamou a atenção, ainda, a presença, do logo da HRC, a divisão esportiva da Honda, no carro dos energéticas, pouco acima da roda traseira.
O RB18 vai ser o carro com o qual Max Verstappen tentará defender o título da Fórmula 1.
Por E. Cortez / Foto: Red Bull