Ficar parada nunca foi algo que a atriz, arte educadora e produtora rio-clarense Anelisa Ferraz gostou.
Aos 32 anos, já passou por diversos grupos teatrais não somente na Cidade Azul, mas em cidades da região. Anelisa, que é formada em teatro pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, iniciou seus estudos em 2001 no Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Rio Claro e neste ano completa 17 anos na área artística. Na Cidade Azul teve a alegria de experienciar participações junto ao finado diretor Fausto Brunini, ao Grupo OHANA de Teatro, Grupo Auê e realizar intervenções cênicas diversas.
Há sete anos a atriz se mudou para Piracicaba, logo na sequência ingressou na Associação Cultural e Teatral Guarantã, realizadora da montagem da Paixão de Cristo – uma das maiores do País. Ao longo desses anos, a artista passou por diversas funções tanto no espetáculo, como dentro da Associação. “Compondo a equipe executiva fazemos de tudo um pouco, desde a parte burocrática até mesmo substituição de atores, corremos atrás do que falta e tive a sorte de passar por todas as funções, por isso posso dizer que conheço muito bem o espetáculo como um todo”, contou Anelisa durante visita à redação do Diário do Rio Claro.
Para ela, o produtor desenvolve um trabalho humano e orgânico. “É uma oportunidade a qual serei eternamente grata e sinto-me lisonjeada. Com esse marco do projeto no município estamos confiantes no que diz respeito à captação de recursos junto às empresas patrocinadoras, através das Leis de Incentivo que nos contemplam”, disse.
RIO CLARO
Além das funções com o Guarantã, Anelisa tem um novo desafio para este ano: a realização do I Festival Nacional de Teatro de Rio Claro – FENATERC. O evento já teve aprovação na Câmara Municipal e com apoio da Secretaria de Cultura do município está liberada para captação de recursos através do Fundo Municipal de Cultura. “Agora estamos no processo de captação de recursos com as empresas interessadas em apoiar o evento e abater o valor em impostos. Por isso convidamos a todas as empresas da cidade a colaborarem com esse projeto que é pioneiro em Rio Claro”, convidou.
A programação do festival, que será gratuita, está prevista para acontecer em novembro deste ano em dois espaços: o teatro do Centro Cultural e o teatro do Sesi Rio Claro. “Queremos fomentar a cultura local, trazer coisas novas e ajudar na formação de público para o teatro”, apontou.
“É importante destacar que as empresas patrocinadoras só têm a ganhar ao apoiar o projeto: o festival oferta contrapartida que auxilia na promoção da empresa, visto que, essa primeira edição do festival prevê alcançar três mil pessoas da cidade e região. Os valores investidos saem dos tributos que deveriam ser pagos, porém, ao optar pelo apoio, a empresa destina uma porcentagem desse valor e pode ser pioneira nesse evento exclusivo e tão importante para o crescimento e desenvolvimento da cidade”, declarou Anelisa.
Interessados em colaborar com o evento apoiando financeiramente através de leis de incentivo devem procurar a produção através do e-mail fenaterc@gmail.com ou telefone (19) 9.8128-7378.
Por Vivian Guilherme