Mesmo a um ano da estreia do Gen3, a terceira geração de carros, a Fórmula E já está começando a planejar o futuro com o regulamento do Gen4. E uma novidade que isso pode trazer é uma mudança fundamental da categoria, podendo passar a utilizar o hidrogênio como forma de atrair novas montadoras.
Durante a pré-temporada em Valência, em novembro, a Fórmula E revelou as primeiras imagens do que será o Gen3, um design com 470bhp e uma capacidade de frenagem de regeneração total de 600kW.
O novo carro chegará na temporada 2022-23 e, enquanto testes particulares da construtora do carro, a Spark Racing Technology, estão em progresso, as equipes receberão as novas máquinas no primeiro semestre. E a categoria já prevê uma modificação do carro para os próximos anos, a Gen3 Evo.
Mas, enquanto isso, o regulamento do Gen4 já está sob consideração, e novas montadoras serão convidadas a darem suas visões e conceitos sobre a direção futura da categoria.
Como parte dessa abordagem, a Fórmula E considerará adotar a tecnologia da célula de combustível de hidrogênio para alimentar os motores elétricos.
Uma célula de hidrogênio já está sendo usada pela categoria-irmã da FE, a Extreme E, como forma de alimentar os Odyssey 21 E-SUVs usados no campeonato.
Por E. Cortez / Foto: Reprodução