Estudantes da rede municipal de ensino de Rio Claro, que participaram e tiveram seus desenhos selecionados no Concurso “Um mundo mais colorido”, foram premiados pela concessionária BRK, responsável pelos serviços de esgoto do município. A premiação ocorreu no último dia 17, na Sala Verde – Centro de Formação Ambiental a alunos e professores, da SEMA – seguindo todas as exigências sanitárias e de distanciamento social recomendadas para o período.
Os autores dos doze desenhos vencedores no concurso foram premiados com certificado de menção honrosa e kits escolares compostos por mochila, lápis de cor, canetas, giz de cera, e demais itens, além de calendários ilustrados com seus trabalhos.
O aluno Gabriel da Costa Freitas, da escola municipal Prof. Elpídio Mina, foi o primeiro a receber o prêmio. Acompanhado pela mãe e a irmã caçula, ele se mostrou animado com o resultado do concurso e comentou sobre o seu trabalho “Procurei demonstrar o compromisso de cada pessoa com o meio ambiente. Lugar de lixo é no cesto de lixo e não na rede de esgoto”, disse.
Em 2021, na décima primeira edição do concurso, o tema trabalhado pelos estudantes foi “Rede de esgoto não é lixeira” e foi direcionado aos alunos do 4º ano de 27 escolas municipais inscritas na ação.
A gerente de sustentabilidade da BRK, Thais Cortina, explica que o objetivo foi estimular a reflexão sobre a destinação adequada dos resíduos. “Esse tema é bastante relevante porque muito lixo ainda é descartado indevidamente nas tubulações de esgoto. Só no primeiro semestre deste ano, 193,3 toneladas de resíduos foram retiradas do esgoto de Rio Claro”, comenta. A gerente destaca ainda que, por meio do processo criativo dos desenhos, as crianças expressaram mensagens positivas e até reflexivas sobre o compromisso diário com o meio ambiente.
Maria Isabela Lourenço Pinto, professora da escola municipal Dante Egréggio, acompanhou a aluna Isadora Tscherne Mariano durante a premiação. A educadora, que pela primeira vez participa do concurso, destacou a importância da atividade para o processo de aprendizado de seus alunos. “É uma forma diferente de ensinar. Com o concurso de desenhos temos a possibilidade de desenvolver o conhecimento de uma maneira lúdica e interdisciplinar, abordando temas relacionados às disciplinas de ciências, português, entre outras”, afirma.
Já o morador do distrito de Ferraz, José da Costa, avô do aluno premiado Kevyn Gabriel Ferreira Martins, da escola municipal Prof. Benedicto José Zaine, comentou durante o evento de premiação sobre a importância de se manter atividades que vão além do universo digital. “Embora o atual mundo digital seja repleto de possibilidade, é sempre muito relevante incentivar a prática de atividades manuais. Ficamos muito surpresos com a maneira como meu neto expressou o meio ambiente e o saneamento por seu desenho”, disse.
Os(as) estudantes vencedores do concurso “Um mundo mais colorido” foram:
- Lara Vitória Roseno Bento – E.M. Dante Egréggio
- Kevyn Gabriel Ferreira Martins – E.M. Prof. Benedicto José Zaine
- Gabriel Pereira de Souza – E.M. Profa. Sueli Aparecida Marin
- Gabriel da Costa Freitas – E.M. Prof. Elpídio Mina
- Lucas Paulo Toniol – E.M. Monsenhor Martins
- Isadora Tscherne Mariano – E.M. Dante Egréggio
- Davi Roberto Cruz dos Santos – E.M. Sérgio Hernani Fittipaldi
- Theo Vinicius do N. da Silva – E.M. Monsenhor Martins
- Jozyane Rodrigues Santana – E.M. Jovelina Morateli
- Arthur Camargo Walder – E.M. Sérgio Hernani Fittipaldi
- Manuela Freire Moura – E.M Prof. Sylvio de Araújo
- Eduarda Leite da Silva – E.M. Agrícola Eng. Rubens Foot Guimarães
Para conhecer os desenhos que ilustram o Calendário Ambiental 2022, basta acessar www.brkambiental.com.br/rio-claro.
Foto: Divulgação