A pandemia afetou a todos de forma equânime, para os esportistas, o distanciamento social e o fechamento dos centros de treinamento dificultaram o andamento das atividades e preparação para os campeonatos.
Para os atletas do Instituto Crescer no Esporte, da academia Pro Team/GG Taekwondo, não foi diferente. Entretanto, para manter o condicionamento físico, os atletas continuaram a treinar de forma remota com os alunos. A treinadora Carmem Carolina conta que foi necessário alugar uma chácara para que a equipe de alto rendimento continuasse a treinar, mantendo o isolamento. “Então os treinos não foram prejudicados, mas muitas competições foram canceladas e isso acabou afetando de forma indireta”, declara.
Apesar dessas dificuldades, o ano foi positivo para toda a equipe, visto que, as Olimpíadas de Tóquio aconteceram e a Pro Team teve um representante na Seleção. Edival Marques não trouxe uma medalha para casa, porém registrou seu nome na história do esporte e segue em busca da vaga para os próximos jogos. O atleta também foi campeão no Paris Open.
Outros atletas da equipe também foram destaque, Carmem elenca alguns nomes que já são promessa para consolidar o nome da academia como a principal do País na modalidade. “Nossa equipe já está entre as três melhores do país, tivemos atletas medalhistas em copas regionais e 15 atletas de alto rendimento”, destaca.
Dentre os nomes de destaque está Julia Milan: Prata no Paris Open; Ouro no Brasil Open; e Prata no Campeonato Brasileiro. Valéria Rodrigues também tem conquistas: Ouro no Albânia Open; Ouro no Campeonato Brasileiro. Destaca ainda para os medalhistas brasileiros: Marcos Toledo e Ana Carolina Muniz Prata.
Carmem lembra ainda que são mais de 150 crianças atendidas em projeto social na cidade de Rio Claro e que os planos para 2022 são ainda mais audaciosos. “Queremos classificar atletas para a Seleção Brasileira em 2022, dobrar o número de alunos dos projetos sociais e no início do ano faremos um camping internacional já com atletas de outros países”, conclui.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação