Nossos hábitos de consumo devem ser repensados no final de ano, nossa reflexão visa evitar desperdícios e ajuda a combater as mudanças climáticas. Mudanças de hábitos de consumo podem trazer muitos benefícios ao meio ambiente, à sociedade e ao próprio bolso.
Com a aproximação do Natal, a corrida às lojas acontece para a compra de presentes diversos, lembranças, enfeites e ingredientes para a ceia. O excesso de consumo e o desperdício nesse período têm consequências muito negativas e as mudanças climáticas pelas quais o planeta vem passando são influenciadas pelas mesmas.
Tudo que consumimos gera gases de efeito estufa (CEE) que provocam o aquecimento global, além de usar recursos naturais e humanos. Alguns exemplos de presentes de final de ano que provocam o aquecimento global são: aparelhos eletrônicos, roupas, móveis, que emitem gases poluentes. Podemos refletir antes de comprar que o afeto entre as pessoas não precisa ser demonstrado sempre em forma de presentes, há outras maneiras de expressar gratidão e amor.
A nova cultura adquirida visa que os objetos são mais importantes do que a presença das pessoas amadas e isso deve ser repensado. Além disso, em consequência das compras temos muitos impactos financeiros e ambientais.
O consumo é uma parte necessária da vida, não se trata de consumir ou não, o essencial é valorizar o fato de estarmos junto das pessoas que são importantes para nós onde o que nos faz bem é priorizado e não as coisas que compramos.
Viver com mais sustentabilidade sugere que as pessoas revalorizem a vivência, as experiências e as emoções em oposição aos bens materiais. Em recentes pesquisas, independente da faixa etária ou classe social os entrevistados associaram a felicidade ao bem-estar emocional e físico, e convivência social, deixando de lado a posse de bens e os aspectos financeiros.
Os alimentos e as decorações são outros itens importantes para reflexão em época de final de ano e réveillon. Será que é necessário comprar enfeites novos e luzes decorativas a cada ano? Teremos apenas gastos e consumiremos mais energia elétrica.
Como exemplo nas refeições, toda família gosta de se reunir ao redor da mesa, com uma ceia caprichada, mas devemos sempre fazer um bom planejamento para que não haja grande desperdício de comida. Nas festas de final de ano a atenção com o consumo de alimentos deve ser redobrada, pois uma grande maioria pensa em abundância e exagera na quantidade dos mesmos.
Os impactos das festas no clima do planeta podem ser minimizados com ações simples, de forma descomplicada como: presentear amigos e familiares com produtos artesanais ou adquiridos em comunidades cooperativas, utilizando matéria prima reutilizada, dar prioridade a alimentos cultivados na região, optar por embalagens que podem ser reutilizadas, usar enfeites artesanais ou reciclados, etc. Essas atitudes ajudam o meio ambiente e diminuem os gastos, garantindo um início de ano mais econômico e sustentável.
Por Eder Varussa