Natal é vida que nasce, Natal é Cristo que vem, nós somos o seu presépio e a nossa casa é Belém, esse é o verdadeiro significado que devemos viver nesta data especial do nascimento de Jesus, confraternizar com os que amam e sem esquecer da gratidão pelos dias enfrentados e superados principalmente em anos tão difíceis. “Ao celebrarmos mais uma vez o Grande dia do nascimento do Filho de Deus, vamos festejar com fé, orações de agradecimento por tudo que passamos. 2021 foi um ano muito difícil por isso nos enchamos de esperança. O nascimento de Jesus marca a presença de Deus que vem visitar a sua criação, vem trazer o amor, ensinar a viver em concórdia, construir a união, favorecer o desprezado, levantar o caído. Nessas festas não podemos esquecer o real motivo da data celebrada. Jesus está sendo deixado do lado de fora do natal e com isso toda sua vida, obras e mensagem são esquecidas”, alerta padre Everson Lunardi, para que todos vivam realmente a data com agradecimento e esperança.
As palavras que remetem ao real sentido da data também são do Padre Wanderley Calça, da Paróquia N. Sra. da Saúde. “Atravessamos tempos de provação, um caminho onde o reflexo da pandemia assola-nos, a mim e a você, presteza, disposição em servir. O querido Papa Francisco com suas palavra desperta o olhar da fé e da esperança: ‘Os símbolos do Natal, especialmente o presépio e a árvore decorada, reconduzem-nos à certeza que enche os nossos corações de paz, à alegria da Encarnação, a Deus que se torna familiar: Ele vive conosco, dá um ritmo de esperança aos nossos dias (….) A vida é o tempo das escolhas decisivas, eterna. Se escolhermos Deus, vamo-nos tornando dia a dia mais amáveis e, se optarmos por amar, tornamo-nos felizes’.Talvez seja esta a regra de ouro. A questão é sempre chegar apesar da estrada, andar devagar e com firmeza. São ditosos os que transferem carinho, ensinam ternura e inspiram a alma que tocam”, ressalta.
O momento é de um olhar especial a todos nós. Na fé alimentamos e compartilhamos esperança. “A igreja estende diante dos nossos olhos cenas que precederam o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cenas, circunstâncias, detalhes, pessoas que prepararam a vinda do Salvador do mundo. Do cotidiano de nossa vida meditamos sobre o acontecimento do Natal, quando Jesus nasceu em Belém de Judá para viver entre nós, assumiu nossa carne, menos o pecado. Deus vai construindo a história da salvação. Deus sabe misericordiosamente aproveitar tudo. Deus propõe, nos convida a fazer escolhas, quer entrar em nosso coração pela porta de nossa liberdade. Discernir os apelos que Nosso Senhor nos apresenta. Olhando para o presépio com Jesus, Maria e José ‘aprendamos a levantarmo-nos quando as dificuldades ameaçam esmagar-nos e mergulhar-nos numa tristeza paralisante. Deus está sempre pronto para nos alcançar. Traga aos outros a alegria de Jesus’, diz Papa Francisco”, explica.
Padre Wanderley Calça observa a reflexão necessária de todos os dias. “Coloquemo-nos nas mãos de Deus. Se colocarmos no centro o Evangelho e o testemunharmos com o amor fraterno, poderemos olhar para o futuro com esperança, apesar das pequenas ou grandes tempestades que tivermos de atravessar hoje. Perseverar no caminho, fidelidade a Jesus Cristo, Venha Senhor Jesus! Abençoado Natal e um feliz ano novo. A grandeza está naquilo que não pode ser medido, o que vale é a sensibilidade e a ternura.”
É Natal: Glória in excelsis Deo!
O Natal também é tempo de esperança, de não desistir de lutar e viver dias melhores. “Glória in excelsis Deo! Assim cantam os anjos no Nascimento de Jesus, que chegou a terra. O Príncipe da Paz veio estabelecer o seu reino de Amor e Misericórdia. E nos diz: “Eu vos dou a minha paz. É por essa paz que somos motivados a promover entre os irmãos e comunidades a celebração do Natal. É um chamado a reviver, renovar, recomeçar um novo caminho, diante de tantas lutas já empreendidas e enfrentadas pelo nosso povo, devido às patologias vividas nesse tempo. Jamais podemos deixar de acreditar nas possibilidades e na capacidade que temos de vencer as lutas diárias, pois somos conduzidos e guiados pela natureza Divina presente em nosso ser. Não nos esqueçamos disso”, ressalta Padre Renato Luís Andreatto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
A sensibilidade da data só é manifestada por quem realmente está entregue e disposto. “Só quem é cheio de paz, portador da boa vontade é capaz de entender o mistério do nascimento de Jesus, que não chegou apenas para abrandar nossas necessidades, mas para vivermos e promovermos a paz e o amor, tão carentes na sociedade. Como cristãos, como irmãos, somos chamados a testemunhar as virtudes que brotaram naquela noite do Nascimento do Menino Jesus: intercessão, superação, unidade e comprometimento com o próximo. Venha a paz sobre o mundo, venha a paz aos nossos corações.”
Padre Everson Lunardi.
“Natal com Jesus é Natal. Feliz Natal e um ano de 2022 cheio de esperança”, Padre Everson Lunardi.
Padre Wanderley Calça.
“Coloquemo-nos nas mãos de Deus. Se colocarmos no centro o Evangelho e o testemunharmos com o amor fraterno, poderemos olhar para o futuro com esperança, apesar das pequenas ou grandes tempestades que tivermos de atravessar hoje”, Padre Wanderley Calça.
Padre Renato Luís Andreatto
“O Natal é um chamado a reviver, renovar, recomeçar um novo caminho, diante de tantas lutas já empreendidas e enfrentadas pelo nosso povo, devido às patologias vividas nesse tempo”, Padre Renato Luís Andreatto Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação