Neste ano, quase que uma das casas mais decoradas de Rio Claro ficou sem as tradicionais luzes. Afinal, o Natal perdeu um pouco do brilho para a diretora aposentada Leni Cerri Porto, após a partida da mãe Daphne Simões de Oliveira Cerri, neste ano. Mas a magia da data faz parte da família e a pedido da neta, Leni decidiu manter a tradição.
Há mais de 20 anos a professora decora toda a casa. Sim, todos os cômodos, até mesmo o banheiro, em todos eles tem a cor, a magia e o significado da data, que podem ser vistos em cada papai noel, guirlandas, bolas coloridas, estrelas. Os objetos estão espalhados pelos móveis, paredes, árvores, guardanapos e almofadas. Tudo tem um toque especial. “Decoro a casa toda, desde banheiros, quartos, salas, cozinha, frente e quintal. É uma tradição de família, mas, depois que morei nos EUA, com a facilidade de enfeites, fiquei mais entusiasmada. No começo tinha poucos enfeites, todo ano fui aumentando”, comenta.
Porém, o mais especial são as memórias que permanecem presentes, assim que Leni faz questão de relatar e também proporcionar. “Lembro muito da minha infância, como fui muito feliz com o clima natalino, que minha avó e meus pais me proporcionavam, quero também que meus netos, família e amigos se sintam felizes e se alegrem com o aniversário do menino Jesus.”
E quantas boas lembranças a data representa para a professora. “Nós sempre reunimos toda família no Natal, quando pequena era na casa da minha avó paterna Herta, depois passou a ser na casa de meus pais e quando retornei para Rio Claro há 15 anos, passou a ser em minha casa. No ano passado nos reunimos também, com menos pessoas por causa da Covid, mas não podia deixar de comemorar, pois minha mãe gostava muito”, salientou feliz ao saber que pode oferecer este momento para a mãe.
Leni decidiu não quebrar a tradição em homenagem à mãe e também aos que estão ao seu lado. “Este ano vamos comemorar, com todos novamente, mas pra mim vai ser com muita saudades, pois minha querida mãe não está mais entre nós”, disse.
“O Natal representa paz, amor, união, harmonia e muita fé.”
LENI
“Lembro muito da minha infância, como fui muito feliz com o clima natalino, que minha avó e meus pais me proporcionavam, quero também que meus netos, família e amigos se sintam felizes e se alegrem com o aniversário do menino Jesus.”
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação