Favari x Favari…
Existem dois jovens na mídia rio-clarense que merecem toda a minha admiração como profissionais. São eles: Odair Favari e Lourenço Favari. E que, agora, depois de ler suas últimas colunas aqui no Centenário, passam a merecer o meu respeito como seres humanos civilizados. Dois irmãos que vivem como irmãos (se adoram), mas que, politicamente, divergem totalmente. Lourenço, em sua coluna “Camarária” do dia 14 passado, em seu comentário, até se recusa em escrever o nome de Bolsonaro, tamanha é a sua ojeriza por esse candidato. Odair, por outro lado, em sua coluna “Tempestade de Amianto”, do último dia 16, já é pródigo em elogios ao candidato da facada.
E é aí que eu vejo o tamanho do exemplo de civilidade desses dois jovens. Apesar das divergências políticas, continuam irmãos, continuam conversando, cada um com a sua verdade, sem querer ser dono da “verdade absoluta”. E é assim que eu gostaria de ver as discussões entre bolsonaristas, lulistas (ou seria haddadistas), alckministas, marinistas, ciristas, corintianos, palmeirenses, são- paulinos, santistas. Ah, nessa parada aí eu estou do lado do Lourenço…
Bolsonarismo x lulismo…
Entendidos dizem que os números atuais das pesquisas de intenção de votos não refletem o que acontecerá nas eleições de 7 de outubro próximo. Dizem eles que as definições acontecem apenas nos últimos três dias antes das eleições. Eu prefiro acreditar que não haverá mudanças radicais, salvo algum milagre eleitoral. Prefiro acreditar que daqui até dia 7 de outubro, Bolsonaro e Haddad disputarão voto a voto o direito de governar esse país (e que Deus tenha compaixão de nós).
O brasileiro deverá apostar em algo que não conhece e que não sabe o que vai dar (apesar de desconfiar) ou em algo que já viu e que não teve um final feliz. Eu, de minha parte, talvez tenha que fazer o que fiz quando nos deixaram Aécio Neves e Dilma Rousseff, dois políticos em quem eu não depositava a menor confiança, a menor esperança. Talvez, eu tenha que, mais uma vez, pagar uma multa…
E o Legislativo?…
O que me assusta, e muito, é que vejo discussão sobre quem será o presidente da república. Vejo pesquisas de intenção de votos para presidente, governadores e não vejo quase nada sobre deputados, senadores. Lembro aos eleitores que o Executivo é o espelho do Legislativo. Legislativo corrupto, Executivo corrupto e vice-versa. Então, se não pensarmos em ética, moral, honestidade, quando formos escolher um deputado, um senador, de nada adiantará votar em presidente, seja lá que nome for…
Fogo amigo?!…
O vereador democrata, Seron do Proerd, vem cobrando explicações de serviços prestados pela concessionária da PPP ao DAAE. Quer saber todos os contratos e valores pagos pelos serviços. Ihhhhh. Aí, se mexer, fede. E ainda poderá respingar em jurássicos de plantão…
Para reflexão…
“Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos precisem dela”.
“De todas as coisas negativas na política, os políticos são a pior de todas!”…