Método Camões: Alunos produzem 983 textos e alcançam 26 países em 2021
► Criada para estimular o hábito pela escrita e leitura, a Rede Camões fechou o ano com 983 textos produzidos pelos alunos das escolas estaduais Professor Januário Sylvio Pezzotti e Professora Zita de Godoy Camargo, ambas localizadas em Rio Claro, interior de São Paulo e pertencentes a Diretoria Regional de Ensino.
► A rede contabilizou, em 2021, 11.346 vizualizações, 5.459 visitantes, 639 curtidas e 316 comentários nos sites do WordPress. Além disso, nos programas de podcast da rede foram contabilizados 2.715 acessos de play (quem escutou) entre: Poemas Uivantes para Seres Falantes (1320), Sociedade dos Poetas Uivantes (200) e Jornal do Camões (1195).
► Nos canais “Uivantes Records” e “Jornal do Camões”, no YouTube, foram mais de 27,9 mil visualizações, 2 mil horas de exibição, 311 inscritos, e 470 mil impressões. No Facebook, as publicações alcançaram mais de 200 mil pessoas, com destaque para a entrevista com o filósofo Mário Sérgio Cortella. Os textos e reflexões dos alunos chegaram a 26 países, sendo Brasil, EUA, Irlanda, Portugal, Suécia, Reino Unido, Alemanha, França, Suíça, Holanda, Angola, Itália, Canadá, Ucrânia, Finlândia, África do Sul, Bangladesh, Colômbia, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Russia, México, Japão, Senegal e Espanha.
► Cabe lembrar que dos textos produzidos pelos alunos, mais de 30 foram publicados pelo Diário do Rio Claro, o qual, em nome da rede, agradecemos o espaço e apoio. Só a educação poderá dar outro destino ao Brasil!
Por Antônio Archangelo / Foto: Divulgação