Desde o dia 4 de dezembro as lojas do comércio de rua de Rio Claro aderiram ao horário especial de Natal, para maior comodidade dos consumidores e também para influenciar na retomada da economia que ficou prejudicada com o fechamento durante o período mais crítico da pandemia. Neste mês foi possível retomar a tradição de horário estendido. Agora os estabelecimentos seguem na reta final do ano, com a última semana com as portas abertas até mais tarde. De acordo com o Presidente da Acirc de Rio Claro as estimativas continuam positivas e avalia bons resultados. “Percebemos até esse momento, que o movimento de compras está confirmando a expectativa positiva dos comerciantes. Sábado e domingo último foi muito bom de vendas. Ontem, saiu a segunda parcela do 13º salário, então esperamos que as vendas melhorem ainda mais”, salienta.
Sobre os produtos com mais saída, Beltrame destaca que está bem diversificado. “Percebemos também que há um misto no valor dos presentes, há muita gente comprando bons presentes, mas também tem aqueles que compram lembrancinhas. O importante é que todos possam comprar”, salienta.
Medidas de prevenção
“Ainda em referência aos cuidados sanitários, pedimos pra que haja uso de máscaras e principalmente o distanciamento entre as pessoas. Tomando cuidado, teremos o período de festas mais seguro”, orienta o presidente da Acirc.
FECOMERCIO -SP
O comércio varejista no Estado de São Paulo deve crescer 5% em dezembro, motivado pelo pagamento do décimo terceiro salário e seu impacto maior nas compras de Natal. A projeção é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A injeção do recurso será o fator decisivo, já que será 57,5% maior que em relação ao registrado no fim de 2020. O contexto de maior oferta de crédito – dando acesso ao consumo de bens duráveis –, com lojas sem restrições de funcionamento e mais circulação de consumidores, também contribuirá para o resultado. Confirmando-se a estimativa, o varejo paulista deve atingir R$ 91 bilhões em vendas no mês do Natal, R$ 4,2 bilhões a mais do em 2020.
Calendário comércio de rua em geral
- Dias: 21, 22 e 23/12 — das 9h às 22h;
- Dia 24/12 das 09h às 18h;
- Dia 25/12 – Fechado
- Dia 26/12 — Fechado;
- Dias 27, 28, 29 e 30/12 — das 08h às 18h;
- Dia 31/12 — das 09h às 15h;
Horário Shopping Rio Claro
- Das 10h às 23h: dias 17 e 18 e de 20 a 23 de dezembro
- Das 11h às 22h: dia 19
- Das 10h às 18h: dia 24
- Das 10h às 17h: dia 31
As lojas estarão fechadas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, e as operações de alimentação têm a opção de trabalhar pelo sistema de delivery
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação