O Unidos E.C., um dos grandes clubes do futebol amador de Rio Claro, realiza neste domingo (19), a sua tradicional Festa de Confraternização de Final de Ano. Como de hábito estarão reunidos num ambiente familiar e descontraído, atletas, dirigentes, colaboradores e torcedores da agremiação, do presente e do passado.
Com 43 anos de existência, o Unidos E.C. foi fundado no dia 15 de maio de 1978, pelos esportistas Oswaldo Miqueti (Foguinho), que foi quem sugeriu o nome do clube, José Rui Vidal (falecido), Jandir Sampaio e Antonio Odamir Spadotto, incansável dirigente, que continua dedicando o melhor de seus esforços em prol do Unidos. As cores oficiais do Unidos E.C. são o verde e o amarelo. O clube é filiado junto à Federação Paulista de Futebol desde 1983.
Entre as principais conquistas do Unidos E.C. estão o Campeonato Amador, promovido pela Liga Municipal de Futebol de Rio Claro, nos anos de 1984, 1992, 1995 e 1996. Além do memorável título da Copa Integração, pela região de Campinas, em 1991. Também é lembrado com carinho pelos unidenses o título da 2ª. Copa Kaiser de Futebol do Interior conquistado em 1997, que projetou o clube em nível estadual.
Ao longo de mais de 4 décadas participando ativamente das competições do futebol amador, atuaram pelo Unidos E.C., atletas ex-profissionais, que desfilaram sua categoria pelos gramados, como Jurandir Zacarias, Celinho e Calazans, que na década de 1970, atuaram com destaque pelo Rio Claro F.C., e que juntos com o capitão Edson Inocêncio e o goleiro Bill, formaram a defesa intransponível, campeã do futebol amador de Rio Claro, em 1984.
O dirigente Antonio Odamir Spadotto relembra com carinho e emoção de um fato ocorrido por ocasião da conquista desse título, que foi a homenagem que o Unidos E.C. prestou ao craque Picolé, falecido no ano anterior, indo os atletas, dirigentes e torcedores, todos juntos, à pé, até o túmulo do saudoso atleta levar uma camisa e uma faixa de campeão, ao companheiro de tantas lutas e jornadas, que não pode levantar a taça do título.
Odamir lembra ainda com gratidão às inúmeras pessoas que apoiaram o Unidos E.C. desde sua fundação e continuam a fazê-lo, dentre elas, a família Beltrame, inicialmente, com o saudoso presidente Alfredo Luiz Beltrame e atualmente, com o Antonio Carlos Beltrame, o popular Secreta, que há muitas décadas exerce a presidência do clube. Vale destacar, o primeiro presidente da história do Unidos E.C, fundamental para sua fundação e primeiros passos que foi Reinaldo Fiório, que atualmente, reside em Santos.
Além da confraternização de final de ano, outro evento que reúne atletas, dirigentes e seus familiares, são as viagens ao litoral do estado, realizadas há mais de 30 anos, proporcionando o fortalecimento dos laços de amizade entre todos.
Outra grande conquista nestes mais de 40 anos de glórias do Unidos E.C. é o estádio Distrital Antonio Luiz Beltrame, justa reivindicação do clube, que levou muitos anos para ser atendida, o que se deu na gestão do prefeito Palmínio Altimari Filho, a partir de um projeto do vereador Júlio Lopes.
A festa de confraternização do Unidos E.C. será no estádio distrital Alfredo Beltrame, com Avenida 56-A com Rua 7-A, Vila Cristina, domingo às 10h.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação