Strada, pela primeira vez, tem câmbio automático
O veículo mais vendido do Brasil, atualmente, acaba de receber um importante upgrade. A picape Fiat Strada, líder de emplacamentos no ranking nacional, passa a vir com câmbio automático em duas versões: na Volcano, a R$ 111.990 e a nova Ranch, por R$ 116.990.
Equipada com motor 1.3 flex (Firefly) que rende até 107 cv com etanol, a picape compacta traz a mesma transmissão CVT do Pulse 1.3, que simula 7 marchas.
A caixa possui três modos de condução: automático (ajusta as melhores relações conforme o jeito de dirigir), manual (com trocas por aletas atrás do volante ou pela alavanca) ou Sport (marchas mais curtas para desempenho mais ágil).
Picape ficou mais econômica
Segundo a Fiat, o consumo da Strada CVT com etanol no tanque é de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Com gasolina, respectivamente, 12,4 km/l e 13,9 km/l.
Esses números são superiores aos divulgados pelo Inmetro sobre a versão Volcano manual: 8,5/9,2 km/l com etanol e 12/13,2 km/l com gasolina.
Outra novidade é a capacidade de carga reduzida em 50 kg, para 600 kg, sem alterar o volume de 844 litros.
Das duas versões CVT, apenas a Ranch, que passa a ser a topo de linha, traz diferenciais no design, em alguns detalhes em cinza e acabamento em preto brilhante e rodas de 15”, entre outros adereços com o nome da versão. Por dentro, o sistema multimídia de 7” pareia Apple CarPlay e Android Auto sem fio, assim como traz carregador por indução, câmera de ré e sensor de estacionamento.
A Volcano CVT acrescenta em relação à manual o carregador sem fio e um descansa-braço no console central.
Reajustes de preços em cascata
Diante da demanda em alta e filas de espera para vários modelos, as montadoras promoveram reajuste nos preços sugeridos nas últimas semanas.
A Volkswagen aumentou preços do Taos (agora custa entre R$ 168.490 e R$ 197.590), T-Cross (de R$ 101.990 a R$ 153.190) e Nivus, que vai de R$ 110.210 a R$ 127.750, conforme a versão.
Lançado em agosto, o Hyundai Creta já passou por três reajustes. Nem a antiga geração, à venda na versão Action, escapou da remarcação. O SUV de entrada sai por R$ 100.490 e chega a R$ 160.490 na topo de linha Ultimate.
Também da Hyundai, o compacto HB20 ficou mais caro. A carroceria hatch tem sete versões que começa em R$ 67.390 e vai a R$ 100.290. No caso do sedã, o HB20S mais em conta custa R$ 75.090 e o topo de linha, R$ 103.690, entre cinco configurações.
O SUV de 7 lugares Jeep Commander recebeu mais um reajuste e agora parte de R$ 205.990 (Limited 1.3 Turboflex 4×2) e vai a R$ 287.990 (Overland 2.0 Turbodiesel 4×4).
Da Toyota, a versão Altis Premium Hybrid do sedã Corolla saltou para R$ 180.690, enquanto a GLi de entrada teve preço mantida em R$ 132.890.
A Fiat também aumentou o preço da Toro, com reajustes que partem de R$ 5 mil. São nove versões da picape: começa por R$ 128.990 (Endurance 1.8 flex automática) e chega a R$ 203.890 (Ultra 2.0 diesel 4×4). Essa versão topo, por exemplo, subiu R$ 7.900.
Nem o recém-lançado Pulse escapou do reajuste. Custando R$ 4 mil a mais, a versão de entrada Drive 1.3 manual agora sai a R$ 83.990, mesmo valor remarcado para a mais cara Impetus 1.0 turbo, que sai a R$ 119.990.
Um ousado elétrico chinês
A chinesa BYD, já conhecida pela venda de comerciais elétricos, como ônibus e caminhões, principalmente em parceria com prefeituras, anunciou que vai lançar no ano que vem o Tan EV, SUV de 7 lugares, que promete autonomia de pouco mais de 400 km.
A aposta da BYD é alta: brigar com modelos elétricos de marcas já consagradas, como Porsche, Audi, Mercedes-Benz e BMW. O preço do Tan, que chega em janeiro, deve ficar próximo de R$ 500 mil.
O grupo Eurobike será uma das representantes da marca. Ela é especializada no segmento premium – possui em seu portfólio as marcas Audi, BMW, BMW Motos, Mini e Porsche.
A estratégia da marca chinesa é abrir 35 concessionárias nas maiores cidades brasileiras até o final de 2022, onde o cliente poderá adquirir veículos e também toda a solução para abastecimento com energia solar fotovoltaica.
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: lucia@viadigital.com.br