Seu espaço pode ser pequeno, mas não precisa de um grande pomar para saber escolher árvores frutíferas para plantar no quintal. É possível cultivar e colher muitas frutas também num espaço mais limitado.
Há uma diversidade de opções de árvores frutíferas que podem ser plantadas no quintal, mas algumas espécies são melhores opções para poder fazer a decisão certa. Entre elas citamos: pé de limão siciliano – funciona como um ótimo tempero para carnes e saladas, além de ser usado para fazer sucos, é uma fruta que possui muitas vitaminas, como potássio, cálcio, magnésio e fósforo, sendo extremamente saudável. Atinge uma altura máxima de um metro e meio, sendo assim será adequada para seu quintal, pois não ocupa muito espaço.
Na aprendizagem de como selecionar árvores frutíferas para plantar no quintal, a acerola merece destaque, pois, seu tamanho é semelhante ao pé de limão siciliano, mas seu formato é diferente, seu tronco é tortuoso e muito ramificado.
A acerola é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres e desacelera o processo de envelhecimento.
Outra ótima opção para se plantar no quintal de sua casa é a romãzeira, uma fruta também muito benéfica para a saúde. Seu plantio pode ser feito direto na terra ou para quem não possui quintal, pode plantar a romãzeira em vasos grandes.
A jabuticaba tem um sabor docinho que é amado por todos, sendo portanto a jabuticabeira uma árvore frutífera excelente para ter no quintal de sua casa. Para limitar o seu espaço de crescimento essa árvore frutífera deve ser cultivada em um vaso de cerca de 50 centímetros de diâmetro e 60 centímetros de profundidade, dessa forma seu crescimento não será prejudicado.
Além desses exemplos há também outras árvores ideais para seu quintal como a laranjeira e a pitangueira. Todas essas árvores frutíferas necessitam de exposição ao sol para que fiquem saudáveis e deem bons frutos, também é necessário verificar a profundidade, há algumas espécies que precisam de profundidade para que as raízes desenvolvam e a árvore tenha um bom crescimento.
Dos exemplos citados a jabuticabeira requer exposição direta ao sol e regas diárias, o limão siciliano precisa de algumas horas de luz por dia, mas não pode ficar exposto o dia todo, deve ser regado 3 vezes por semana e não deixar encharcar a terra. A aceroleira requer água em abundância, devendo ser regada quatro vezes por semana e nunca deixar a terra seca. Além de todas essas regras também deve-se utilizar as ferramentas corretas de jardinagem e os fertilizantes e adubos adequados.
Concluímos que ter árvores frutíferas no quintal de casa, além de deixar o espaço mais bonito, ajudar a estimular a alimentação saudável. Além de trazerem a natureza para perto, fazendo com que todos podem usufruir de seus benefícios.