No dia 30 de novembro cem alunos da Escola Estadual Governador Jânio Quadros na cidade de Corumbataí contaram com uma palestra fantástica com a ministrante Karina Vitorino e com a mediação de Welton Nadai. No momento do evento uma tradutora de libras estava presente. A Palestra “Arte-Educação e Tecnologia”, destacou a importância da arte como conhecimento, estudo, inovação e transformação do mundo. Os alunos foram participativos e as perguntas complementaram o conteúdo debatido.
Arte e cultura são duas coisas muito importantes no desenvolvimento intelectual e cognitivo de uma pessoa. Sabemos da importância da arte como ferramenta humana para expressão de sentimentos e sensações e percebemos a manifestação artística acontecendo de diversas maneiras nas diversas culturas que existem. A importância da arte e da cultura torna ambas objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento.
Grandes cientistas, como Galileu Galilei e Leonardo da Vinci, transitaram pelas vias de conexão entre a ciência e a arte, ao desenvolver o conhecimento e o comunicar das mais diferentes formas. Deixaram legados inestimáveis à humanidade. Um estudo sobre 73 cientistas de grande sucesso, dentre os quais muitos laureados com o Prêmio Nobel, realizado pela equipe do cientista Robert Root-Bernstein, da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, identificou um grande percentual de vocações artísticas, evidenciando 25 músicos e compositores, 29 pintores, escultores, gravadores, desenhistas, 17 poetas, novelistas e teatrólogos. Recolhendo, estudando e interpretando as histórias contadas por pensadores, artistas e cientistas eminentes, o estudo conclui que através da arte os cientistas encontram as ferramentas para tornar explícita a beleza, seja na arte, seja na ciência. Um cientista, como um pintor ou poeta ou compositor, é um realizador e descobridor de padrões. Consideram que o que o cientista pode fazer depende não apenas do que ele sabe, mas de sua personalidade, suas crenças, suas habilidades e sua prática nos campos da arte. Por isso, a palestra foi enriquecedora. Além disso, este projeto oferece como medidas de acessibilidade libras, legenda, folder em braille, descrição de imagens nas redes sociais (#PraCegoVer) e rampas de acesso para cadeirantes.
Este evento é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Lumiarte através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio das empresas Comercial João Afonso, CECAFI, Arielle Revestimentos, Carmelo Fior, Pisoforte Revestimentos Cerâmicos e Serra Azul Cerâmica.
Confiram o site: https://www.institutolumiarte.org/institucional e para saber mais, acompanhe o @institutolumiarte nas redes sociais.
Foto: Divulgação