Desde o ano de 2011, os delegados de polícia possuem um dia especialmente dedicado a reconhecer a dedicação desses profissionais no trabalho diário de proteger as pessoas e promover a Justiça. O Dia do Delegado de Polícia é celebrado nacionalmente todo dia 3 de dezembro em homenagem a essa categoria que é essencial à segurança pública e à missão institucional da Polícia Civil de promover a solução de conflitos, garantir o bem-estar coletivo e o respeito à dignidade das pessoas.
A data, instituída por meio de projeto de lei, foi escolhida porque neste mesmo dia, no ano de 1841, Dom Pedro II instituiu a “figura” do chefe de polícia para o município da Corte e suas províncias, originando os cargos de delegado e sub para a garantia do cumprimento da Lei e da ordem.
Dentro da Polícia Civil, o delegado é o chefe da unidade ao qual pertence, seja ela territorial ou especializada, sendo responsável por administrar e coordenar investigações, operações e presidir inquéritos com objetivo de combater o crime e garantir o cumprimento das leis em seu território de atuação.
Para atuar na função é necessário que o profissional seja graduado em Direito e tenha sido aprovado por meio de concurso público de provas e títulos para a ocupação do cargo, conforme determina a Constituição Federal. Em 2012, uma emenda constitucional inseriu a atividade do delegado no rol das carreiras jurídicas.
Nesta importante data, que reconhece o esforço, dedicação e o compromisso dos chefes de polícia judiciária com a segurança da população, a delegada geral adjunta, Elisabete Ferreira Sato, em nome da instituição, cumprimenta os profissionais. “A Policia Civil parabeniza os Delegados de Polícia, os quais seguem com o compromisso e no firme propósito de servir, respeitar e proteger ao cidadão”, afirmou.
Reforço
O Governo de São Paulo autorizou, no início de outubro, a contratação 250 delegados para o Estado. Os profissionais serão selecionados por meio de concursos públicos e a previsão é que os novos policiais estejam aptos para atuação no Estado a partir de 2023.
Além disso, outros 238 delegados que se formaram na atual gestão, passaram pelos cursos de formação e já estão atuando nas unidades policiais.