Dentre o período de 4 a 13 de dezembro, a tradicional Capela de Santa Luzia de Rio Claro comemora a retomada das festividades que celebram sua padroeira após quase dois anos paralisados.
A festividade no atual ano de 2021 tem como tema “Caminhemos na Luz do Senhor” e conta também com o lema “Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti” (Isaías 60,1). A retomada das comemorações vem em boa hora neste fim de ano, trazendo para a população esperança, paz e fé, após quase dois anos vivendo um período sombrio e cheio de incertezas.
As celebrações da padroeira irão acontecer nas dependências da capela, no endereço: Rua 12 B entre as avenidas 22 A e 24 A, no bairro da Bela Vista. A festa conta com uma programação específica de Santa Luzia, juntamente com as esperadas comemorações de fim de ano.
As festividades que tem início no sábado (4) e começam com a tradicional Paella Caipira, que será entregue em sistema drive-thru, das 11h30 até as 13h30, prezando o distanciamento social e garantindo a segurança daqueles que compraram as adesões. No período da noite, dentre os dias 4, 5, 11 e 13 acontece a tão esperada Noite Dos Salgados, com várias opções de lanches e petiscos. Com a progressiva volta à normalidade, a Capela de Santa Luzia optou por retomar os serviços de consumo no local, mas assim como a Paella, o sistema drive-thru será disponibilizado.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, o Padre Wanderley Calça, ressalta a importância da participação da população na retomada da festa, já que, todo o dinheiro arrecadado na festa é usado ao longo do ano para a manutenção da Capela. “Essa é uma oportunidade que temos de celebrar nossa tradição festiva da devoção à Santa Luzia. A arrecadação da festa serve para a manutenção de toda a estrutura da igreja ao longo do ano. Com o passar do tempo, fizemos muitas melhorias na igreja, principalmente na estrutura do salão e das salas.”
SANTA LUZIA
Santa Luzia é a santa padroeira dos olhos e protetora daqueles que possuem problemas de visão. O dia de Santa Luzia é comemorado no dia 13 de dezembro, justamente no último dia da festividade. Haverá missas solenes e o público pode esperar o tão aguardado momento de bênçãos para os olhos, que irá acontecer durante as missas.
A CAPELA DE SANTA LUZIA EM RIO CLARO
A comunidade de Santa Luzia nasceu e se firmou em Rio Claro após a posse do Padre Jaroni. O pároco na época contou com a união e devoção da população, que ajudou a construir, tijolo por tijolo, a Igreja que temos hoje. “Assim nasceu a Comunidade de Santa Luzia, com a dedicação de valorosos paroquianos do bairro, sendo a maioria deles ferroviários, os quais realizavam as obras necessárias em regime de mutirão”, relembrou o vigário padre Newton José Furtado Pereira.
Por Giovanna Rubin / Foto: Divulgação