A Polícia Militar realizou, nessa sexta-feira (1º), solenidade em comemoração aos 130 anos do 1º Batalhão de Policiamento de Choque. Durante o evento, que contou com a presença do secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, foram entregues medalhas e brevês militares e inaugurado retrato do ex-comandante da unidade.
“Parabéns a todos os integrantes do batalhão Tobias de Aguiar, aos antigos e atuais. Os senhores representam a história”, afirmou o secretário. A unidade especializada Polícia Militar paulista foi criada em 1º de dezembro de 1891 com o nome de 1º Corpo Militar de Polícia, após a divisão do Corpo Policial Permanente do final do império. É subordinada ao Comando de Policiamento de Choque e possui quatro companhias, criadas em 15 de outubro de 1970, sob o nome de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).
Os pelotões são treinados diariamente, com aulas teóricas e práticas, onde os policiais praticam os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), como técnicas de busca e abordagens, uso de algema e outras atividades. A tropa atua na Capital, na Grande São Paulo e também em algumas cidades do interior de São Paulo, em ocasiões específicas – caso dos municípios litorâneos durante a Operação Verão e em Campos do Jordão, no inverno.
Mais de 670 homens e mulheres, com apoio de 70 viaturas, atuam sob comando do tenente-coronel José Augusto Coutinho. O efetivo tem como missão principal ações de Controle de Distúrbios Civis e Guerrilhas em todo o território do Estado de São Paulo.
Foto: Paula Vieira