Em comemoração aos 35 anos do CREC – Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos “Cinevídeo Roberto Palmari” e da Cinemateca Saburo Akamine Neto e também aos 20 anos do CONERC – Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro, acontece nesta semana, de 1º a 4 de dezembro, a Mostra Afroolhar.
As atividades desenvolvidas marcarão ainda o lançamento da Confraria do Congresso Lusófono de Cinema Luso Cine, previstos para acontecer em 2022, com apoio da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Com temática afro-lusófona e de combate ao racismo, especialmente ao racismo estrutural, a Mostra Afroolhar 2021 promoverá a exibição de curtas, médias e longas metragens, lives de debate e reflexão sobre o tema “Luta Permanente: Todo dia é dia de combate ao racismo estrutural” e ainda, do canal dos conteúdos das mostras, que permanecerá disponível aos usuários inscritos no youtube e no www.lusocine.com/mostraafroolhar.
A produção da Mostra Afroolhar é da produtora JAYA Dharma Audiovisual, coordenação geral do CREC – Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos e da TV Cidade Livre e é patrocinado pela Lei Aldir Blanc, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal “Pátria Amada Brasil” e pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
A mostra conta também com os apoios institucionais da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, das Prefeituras Municipais de Cabo Frio, Rio Claro e Câmara Municipal da Praia (Cabo Verde), da Força Sindical, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Rio Claro e Região.
E apoios da ABD Nacional, do Congresso Brasileiro de Cinema, Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, da Diálogos do Sul, da Difusão Cultural de Atibaia, do Festival Atibaia Internacional do Audiovisual, da Federação Internacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, da Orquestra Filarmônica de Rio Claro e da UNESP Universidade Estadual Paulista.