O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) tomou conhecimento sobre a condição calamitosa de cerca de 700 búfalos encontrados em situação de maus-tratos em uma fazenda na divisa entre as cidades de Brotas e Ribeirão Bonito e informa que mobilizou suas comissões técnicas.
Membros da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres do CRMV-SP se deslocaram até a fazenda para diagnóstico da situação e análise das medidas que podem ser tomadas junto às autoridades locais. As comissões técnicas de Bem-estar Animal e Medicina Veterinária Legal também foram acionadas para suporte às ações necessárias.
De acordo com informações da Polícia, 335 vacas e 332 bezerros do gênero Bubalus (búfalo-asiático) estão em condições precárias, e outros 22 animais foram encontrados mortos. Um boletim de ocorrência por maus-tratos foi registrado e o dono da propriedade multado em R$ 2,133 milhões.
Dois membros da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, Claudio Zago Junior e Leonardo Maggio, passaram mais de 24 horas prestando auxílio na assistência aos animais. Além do Conselho, duas Organizações Não Governamentais, sendo uma delas a que recebeu a tutela dos animais e contratou uma médica-veterinária responsável, atuaram no local.
Entre as ações de apoio realizadas pela Comissão, destaca-se a instituição de protocolos de gerenciamento de crise determinados para casos em que há o diagnóstico de situação calamitosa e com muitas vítimas, por meio do Sistema de Comando de Incidente (SCI). Devido ao grande número de animais e consumo diário de alimentos e insumos, as equipes solicitaram doação de alimentos específicos. Medicamentos variados e outros itens gerais e específicos também estão sendo necessários nesse momento, sendo indicado contatar o responsável pelo gerenciamento de doações da operação, Guto Machado, pelo telefone (14) 99802-3282, para averiguar a necessidade específica de cada um dos itens mencionados.