Rogério Oliveira Santos, de 54 anos, atua na Guarda Civil Municipal de Rio Claro há 25 anos e tem comemorado uma grande vitória alcançada: ele venceu o câncer de próstata.
Ao Diário do Rio Claro, o GCM destaca que a cura foi possível porque o problema de saúde foi detectado precocemente. O guarda relata que sempre se cuidou realizando os exames preventivos. “Eu já fazia preventivo acredito há uns 15 anos”, relata.
Em uma das visitas de rotina ao médico acabou recebendo a notícia. “Em junho de 2020, após trocar de médico, no primeiro exame que fiz com o médico novo (Jun/2020) ele percebeu nos exames de rotina e pediu mais exames onde foi confirmado o diagnóstico, porém estava bem no início”, destaca alertando para a detecção precoce.
O guarda municipal que segue trabalhando fez a cirurgia em agosto de 2020. “De lá para cá apenas exames pós cirúrgicos e graças a Deus sempre estão normais. Não precisei de quimioterapia”, salienta.
Infelizmente com a pandemia as pessoas em geral e ainda mais os homens deixaram de fazer as consultas de rotina e exames que são necessários. Quando o assunto se refere à prevenção do câncer de próstata, um obstáculo é ainda maior, o preconceito, o receio de enfrentar o exame. O GCM que conseguiu vencer a doença deixa a mensagem para que este público se conscientize. “A mensagem é que os homens deixem o preconceito de lado e se cuidem, se previnam, pois o tumor da próstata na maioria das vezes é silencioso”, alerta.
Guarda Municipal de Rio Claro realiza Campanha Novembro Azul
“Saúde não tem que ser tabu, mês de combate ao câncer de próstata”, com esta frase a Guarda Municipal de Rio Claro alerta sobre os cuidados com a saúde do homem. “A campanha Novembro Azul da Guarda Civil Municipal tem como objetivo a conscientização, especialmente aos homens, para a preservação da saúde e da vida. Na correria do dia-a-dia, muitas vezes esquecemos que pequenas atitudes nos proporcionarão ganhos enormes ao longo da nossa existência. Uma alimentação balanceada, atividade física regular, hidratar-se, relaxar e ter um boa noite de sono, são alguns fatores que nos promovem bem-estar e qualidade de vida”, salienta a GCM aos seus profissionais e também em campanha nas redes sociais, alertando ainda para que os homens reservem diariamente um tempo para se auto cuidar e mantenham o check-up da sua saúde em dia.
Diário do Rio Claro
Recentemente o Diário do Rio Claro trouxe em suas páginas uma entrevista com o médico urologista Alexander Salem que falou sobre a redução da procura dos exames durante a pandemia. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, entre 2019 e 2020, houve uma queda de 21% nas biópsias prostáticas e de 27% no exame de sangue (PSA) que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em relação às consultas urológicas, houve queda de 33%.
Além da pandemia, outro obstáculo precisa ser enfrentado para que os homens realizem os exames. “Infelizmente o preconceito ainda é uma barreira no Brasil. Segundo pesquisa, 59% dos homens entrevistados não visitam o urologista regularmente. Culturalmente, os homens não se preocupam muito com a saúde, explicando porque as mulheres vivem em média de 5 a 7 anos a mais que os homens”, observou.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação