A morte do rio-clarense Klebs de Moura Júnior, aos 54 anos, ocorreu na sexta-feira (19). O artista lutava contra um câncer desde 2017. Klebs era ilustrador, roteirista e professor de história em quadrinhos, ao longo de sua carreira se destacou por diversos trabalhos e por atuar em empresas reconhecidas. Em seu currículo estão desenhos para a Marvel, DC Comics, Malibu e Valiant.
O rio-clarense era filho de Klebs de Moura e Silva e Darcy Margarida. O ilustrador deixou a esposa e três filhos. O sepultamento ocorreu no Cemitério da Lapa em São Paulo.
Ilustrador e quadrinista, Klebs era formado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, foi ilustrador para o jornal Estadão, Folha de S. Paulo e revistas Veja, Época e Placar. Além de ilustrações para o filme Castelo Rá-tim-bum.
Durante uma entrevista para a jornalista Vivian Guilherme, o artista contou que desde criança queria ser desenhista, mas que o trajeto não foi nada fácil. Levou um longo período para a realização. Ele dizia que foco e persistência foram essenciais.
Em 1992, que Klebs percebeu a necessidade de capacitar o setor e elaborou um curso de HQ, onde lecionou Quadrinhos no Sesc, na Gibiteca Henfil, no Senac. Em 1998, junto a três colegas abriu a Escola e Estúdio Instituto dos Quadrinhos, sempre com o objetivo de passar a experiência. O rio-clarense também dirigiu o estúdio Impacto, com mais de 30 artistas do país todo, produzindo revistas para o mercado norte-americano.
Entretanto, a batalha diária de Klebs era mostrar a capacidade do mercado nacional em oferecer produtos 100% brasileiros e de qualidade internacional e destacava o projeto Pátria Armada, com a proposta de quadrinhos por brasileiros, para o mundo.
Família IHQ STUDIOS”
“Lamentamos muito informar que nosso diretor, Klebs Júnior, nos deixou, após uma heroica batalha contra um câncer desde 2017. Fica seu eterno legado para o quadrinho nacional e para sua paixão pelo desenho. Informamos que o estúdio está de luto, mas dará seguimento aos trabalhos normalmente. Continuando o sonho de nosso amado diretor. Com pesar, família IHQ STUDIOS”
Por Redação DRC / Foto: Divulgação