Com origem na Austrália em 2003 e realizado no Brasil desde 2011, o movimento Novembro Azul completa uma década em solo nacional. Idealizado no país pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia, o Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e, mais recentemente, também de chamar a atenção dos homens para a necessidade de cuidarem de sua saúde como um todo, realizando exames médicos periódicos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Somente em 2020 foram estimados 65.840 novos casos no país. Além disso, como geralmente a doença é diagnosticada em fase já avançada, a taxa de mortalidade é alta, com mais de 15 mil mortes por ano no Brasil.
Para conter o avanço da doença, não há dúvidas: vencer o preconceito e buscar o diagnóstico precoce é fundamental. Para o Dr. Victor Augusto Macul, urologista que atende na rede AmorSaúde, os exames periódicos são essenciais pois o câncer de próstata é uma doença silenciosa no início, sem sinais ou sintomas. Assim, uma grande parte dos tumores só é identificada em estágio já avançado. “Por isso, é fundamental fazer o exame preventivo anual, porque inicialmente só se detecta fazendo exames de PSA, toque e ultrassom”, explica o urologista.
O médico também aponta que, atualmente, os homens procuram cuidar mais de sua saúde do que nos anos anteriores, vencendo preconceitos e tabus. “À medida que as campanhas, como Novembro Azul, são realizadas, nós notamos um aumento na procura para fazer o exame preventivo de câncer de próstata”, afirma Dr. Victor.
Como forma de apoiar a Campanha Novembro Azul, a AmorSaúde, maior rede de clínicas populares do Brasil, com mais de 300 unidades distribuídas pelo país, oferece uma condição muito especial para consulta e exames relacionados à saúde do homem. A iniciativa disponibiliza uma consulta com um médico urologista, mais sete exames – Hemograma, Glicose, Urina Creatinina, Potássio, Sódio Uréia, Lipidograma e PSA Total, com valores expressivamente reduzidos, por R$ 238, no particular. Além disso, para os filiados ou clientes que aderirem ao Cartão de TODOS o valor do pacote é ainda menor: R$ 104 com 10% de cashback. A campanha é válida em todas as unidades da rede, até o dia 30 de novembro.
De acordo com Leandro de Freitas, gerente da AmorSaúde de Rio Claro/SP, o movimento do Novembro Azul é muito importante para a saúde integral do homem e para conseguir atender a todos, a clínica da cidade ampliou as agendas nas áreas de Urologista e também de Clínico Geral. “Nosso propósito é incentivar os homens a realizarem seus exames, não só na prevenção do câncer de próstata, mas também todos os tipos de exames de rotina. Homens de todas as idades podem nos procurar que terão um atendimento de qualidade com profissionais experientes e atenciosos, tudo com dia e hora marcada”, aponta Freitas.
Médicos falam sobre prevenção ao câncer de mama e de próstata
Com a participação de médicos especialistas, Rio Claro realizou na quarta-feira (17) roda de conversa para falar sobre câncer de mama e de próstata. A população pôde saber mais sobre prevenção e tratamento das doenças, com dúvidas esclarecidas por médicos que são referência em sua área de atuação.
A discussão foi mediada por Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e teve participação de Fabrizzio Messetti (médico urologista), Glaucos Paraluppi (médico coordenador do AME Rio Claro), Vanildo Prado (médico mastologista do Cead – ambulatório de mastologia) e Jair Vergínio Junior (médico pneumologista diretor da Fundação Municipal de Saúde).
“A participação de cada um foi muito importante para que conseguíssemos abordar assuntos tão relevantes para a saúde do homem e da mulher, com informação de qualidade para conscientizar sobre a importância da prevenção”, observa Bruna, agradecendo a todos que participaram.
A roda de conversa “Juntos nessa causa – Um elo de amor” foi realizada no Claretiano e organizada pelo Fundo Social em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.
Foto: Divulgação