Por que não temos diversidade no cardápio?
►Na nossa última aula falamos do tema da reportagem do jornal, que consiste em descobrir como chega a comida na escola, com qual verba, quem que organiza este cardápio e por que temos a mesma comida todos os dias…
►Fizemos uma pesquisa sobre como a merenda é realizada, descobrimos que quem é responsável pela comida escolar é a prefeitura, que recebe uma verba para fazer a compra dos alimentos variados e a entrega.
►Em uma entrevista veiculada pela TV Cultura, por exemplo, nos aprofundamos no tema ao tomar conhecimento de uma parceria feita com pequenos agricultores com o governo através do programa de aquisição de alimentos – PAA, onde o governo passa recurso para que Estados, municípios e a PNAE, que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, quando os alimentos de pequenos produtores são adquiridos, com a compra sem licitação, ou seja, compra direta da empresa fornecedora e cada agricultor pode vender até 8 mil reais para as instituições e 30% vai para as escolas.
►O cardápio é feito também a partir do que é produzido em cada mês pelo agricultor, “se ele produz abobrinha nesse mês temos abobrinha na merenda”.
►Agora já vimos que nossa merenda é de confiança, sem agrotóxicos, distribuída pela prefeitura que faz a compra. Porém, a questão que fica é: Se temos um programa garantindo nossa merenda variada, por que não temos variedade de cardápio?
►Esse artigo foi escrito pela aluna Patricia V. de S. Araújo, participante do Jornal do Camões. O texto tem fins pedagógicos, saiba mais em: https://jornaldocamoes.wordpress.com/
Foto: Divulgação