Nos últimos anos, o mercado pet passou por sua própria transformação digital. A tecnologia permitiu o desenvolvimento de produtos e serviços capazes de dar mais conforto para os animais de estimação e praticidade para seus tutores, que os acolhem cada vez mais como membros da família.
Um levantamento do Instituto Pet Brasil aponta que existem mais de 139 milhões de animais de estimação nos lares brasileiros; número maior que o de crianças. Paralelo a isso, o mercado pet brasileiro terminou 2020 com um faturamento de R$ 40,8 bilhões, mantendo o país como um dos principais mercados pet do mundo.
De acordo com o consultor empresarial, Paulo Cereda, não dá mais para fugir do uso da tecnologia, seja qual for o negócio em que esteja inserido, inclusive o de pets. “Desde o veterinário, até o profissional que comercializa produtos deste segmento, é necessário ter domínio das operações, uma gestão eficaz, utilizar Tecnologia da Informação, e principalmente, se empenhar para que essa gestão transfira valor para seu cliente final e esse cliente perceba tal valor”, destaca.
Um exemplo da tecnologia usada no segmento pet é realizado pela CEDIMVET. Sediada em São Carlos, a empresa está presente em mais de 600 cidades, oferecendo 4 mil exames mensais de Raios-X e Endoscopias a animais domésticos e silvestres.
Devido a um sistema denominado CEDIMTECH, a empresa conta com 32 laudadores à distância, localizados em várias partes do Brasil, Canadá e Estados Unidos.
Segundo o sócio – proprietário da CEDIMVET, Odair Confella Jr, a plataforma on line trouxe inúmeros benefícios, dentre eles, a possibilidade do laudador enviar o resultado em tempo real, independentemente de onde ele está. “Isso permitiu termos os melhores profissionais em nossa equipe, trabalhando a distância. Além disso, os veterinários e clientes também têm acesso aos laudos, aumentando a confiabilidade em nossos resultados”, finaliza Odair Confella Jr.
O médico veterinário radiologista, Roberto Larcher Moraes, mora no Canadá e é laudador da CEDIMVET. Ele afirma que não consegue se imaginar hoje sem essa tecnologia, pois é ela que torna possível seu vínculo com a medicina veterinária no Brasil. “A tecnologia permite que exames possam ser realizados em qualquer lugar e laudos elaborados por profissionais com maior experiência, estejam onde estiverem. Isso torna o serviço de radiologia de qualidade e mais acessível”, menciona.
Para finalizar, Paulo Cereda explica que também é preciso estar atento à maneira como os clientes querem se relacionar, seja via e-commerce, marketplace, rede social, ou outra. “O segmento pet, como todo negócio, não pode estar fora do que hoje é o novo modelo de empresa, o novo modelo de interação e transferência de valor para o cliente final”, conclui o consultor empresarial.
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