A Polícia Militar preparou uma operação especial de patrulhamento para reforçar a segurança dos turistas, equipes e fãs de automobilismo que virão para a capital paulista para acompanhar o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Cerca de 5 mil policiais de diferentes unidades serão empenhados exclusivamente nas ações de policiamento no entorno do Autódromo de Interlagos. Além destes, o policiamento em toda o Estado de São Paulo será intensificado durante o evento e, na Capital, com ênfase em centros comerciais, pontos turísticos e áreas de grande circulação de pessoas.
Elaborado pela Coordenadoria Operacional da Polícia Militar, com o objetivo de coibir crimes e prevenir acidentes, o esquema especial de policiamento contará com 1.900 viaturas, 250 cavalos, 50 cães, 40 drones e três helicópteros Águia do Comando de Aviação da instituição. “Todas as viaturas com sistema de internet, identificação e tecnologia. Será um autódromo seguro para os fãs, para as equipes, profissionais prestadores de serviço e para a população que reside ou trabalho no entorno do autódromo de São Paulo”, afirmou o governador João Doria.
Também participam da operação policiais da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), Comandos e Operações Especiais (COE), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), batalhões de policiamento de Trânsito e de Choque, como o Canil e a Cavalaria, Corpo de Bombeiros e Comando de Aviação (CAv).
Policiais a pé, em motocicletas, radiopatrulhas e bases comunitárias móveis estarão estrategicamente posicionados em diferentes pontos no entorno do autódromo e da capital para garantir a segurança da população e dos participantes do evento.
Durante o fim de semana do Grande Prêmio, todo o perímetro de Interlagos e as vias de acesso ao autódromo contarão com reforço. Para organizar o trânsito e garantir a fluidez de turistas, equipes e moradores do bairro, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 10 (CPA/M-10) e o Comando de Policiamento de Trânsito realizaram o planejamento junto à Gerência de Engenharia e Tráfego (GET), garantindo maior segurança de todos que necessitem fazer deslocamentos.
“O esquema de segurança para um grande evento como esse é divido em três fases. A fase da mobilização, do evento propriamente dito e da desmobilização. O foco será entre os dias 12 e 15, mas a ação acontece desde o dia 1º [quando começaram os preparativos] e se estende até o dia 19”, explicou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. “Estamos com um esquema robusto de milhares de policiais empenhados com muita intensidade”, completou. Nos períodos em que não há treinos e corrida oficial, as equipes ficam empenhadas na escolta de equipamentos do aeroporto até o autódromo.
Orientações para quem vai acompanhar o evento
A Polícia Militar recomenda que o deslocamento e a chegada ao local do evento sejam programados com antecedência para evitar tumultos. Também orienta aos turistas não dirigirem após ingerir bebidas alcoólicas e que não contratem serviços de transporte ilegais.
Além disso, a PM aconselha os fãs de automobilismo a levar somente o necessário e evitar adquirir produtos no comércio clandestino. Mantenha atenção aos pertences pessoais e, se precisar de auxílio, procure um PM ou um funcionário do evento identificado.
Acesse o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e confira alguns pontos de bloqueio para planejar melhor o seu deslocamento.
Foto: Divulgação