O Brasil vai voltar a ter um piloto como membro da Academia da Ferrari. Rafael Chaves Câmara foi anunciado como o mais novo integrante do programa de desenvolvimento de jovens talentos da escuderia de Maranello. O piloto vai disputar a F4 — muito provavelmente a Italiana — como integrante da Academia da Ferrari, por equipe a ser anunciada posteriormente.
O pernambucano de 16 anos, que liderou as primeiras voltas da final do Mundial de Kart em Campillos, na Espanha, no último fim de semana, vem de uma temporada de êxito na modalidade, com direito a três títulos internacionais — WSK Champions Cup, WSK Super Master Cup e o Champions of the Future — e do vice-campeonato europeu.
Câmara foi indicado pela Escudería Telmex para ser o representante da América Latina na fase final da seletiva da Academia da Ferrari, a Ferrari Driver Academy Scouting World Finals, que foi realizada entre 11 e 15 de outubro, em Maranello. Ao todo, mais de 150 pilotos foram monitorados pela Ferrari.
“O talento ele mostrou e os resultados vieram. Da maneira como ele começou o ano, eu não tinha dúvida de que uma oportunidade muito interessante apareceria para ele”, disse ao Estadão Dudu Massa, irmão de Felipe Massa e agente de Câmara.
Câmara correu na Kart Republic, que é uma das principais equipes do mundo e responsável por revelar Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Ele tinha como companheiro de equipe de kart pilotos de outros programas de desenvolvimento da Fórmula 1, como Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Arvid Lindblad (Red Bull) e Ugo Ugochukwu (McLaren).
Dudu Massa começou a trabalhar com o jovem piloto em dezembro do ano passado, quando o pernambucano foi bicampeão brasileiro. Foi naquela época que estreou como piloto da Oak Racing Team, equipe de automobilismo da Oakberry, conhecida rede brasileira de fast-food saudável como foco em açaí que patrocina outros esportes, como o tênis e atletismo.
Por E. Cortez / Foto: Instagram