O Ituano FC vai participar da série B do Campeonato Brasileiro em 2022. O clube conquistou o acesso no último final de semana, após empate sem abertura de placar contra o Criciúma/SC, fora de casa, pela quinta rodada do Quadrangular Final da Série C.
A campanha do rubro-negro de Itu merece aplausos. Foram 12 vitórias, 4 empates e 4 derrotas ao longo da competição. Outra equipe do interior paulista que pode chegar ao acesso para a série B do Campeonato Brasileiro é o Novorizontino. Para chegar lá, o Tigre precisa vencer o Manaus/AM, no próximo domingo (7), às 16h00, no estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Projeção Nacional
Durante muito tempo, chegar à divisão de elite do futebol paulista, era o maior objetivo dos clubes do interior. Hoje, não mais. Agora, a meta é participar das divisões de acesso do Campeonato Brasileiro e, quem sabe, um dia, chegar à Série A, para enfrentar e receber em seus estádios, os grandes clubes do futebol brasileiro.
As competições nacionais, promovidas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), projetam os clubes do interior, agregam valores à marca dos clubes, possibilitam a captação de investidores e patrocinadores, além de pagarem quotas de participação e premiações muito mais vantajosas.
Vários clubes, comandados por dirigentes visionários e competentes já perceberam essa nova ordem que vai se estabelecendo aos poucos no futebol, entre as equipes de médio e pequeno porte, como as que integram o futebol do interior paulista, por exemplo.
No caso da cidade de Rio Claro, para que os centenários e gloriosos clubes locais, Rio Claro FC e AE Velo Clube, tenham condições de trilhar caminho semelhante, é preciso, antes de mais nada, ter um estádio na cidade que esteja à altura das atuais exigências e necessidades do futebol profissional que vive um período irrefreável de modernidade. Atualmente, nem Benitão e nem Schmidtão, que são estádios municipais, tem essa primazia.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação