O Dia de Finados é uma data marcante para milhares de pessoas ao redor do mundo. As origens da celebração, no entanto, são incertas. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos.
O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta ao século quinto depois de Cristo, mas foi somente no século oitavo que o dia 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados. Em cada parte do mundo celebra-se a data a seu próprio modo. No Brasil, a tradição impõe um momento de introspecção e visita aos túmulos dos entes queridos.
Neste ano, especialmente, após o mundo todo vivenciar muitas provações em decorrência da pandemia, mais do que nunca precisamos honrar nossos policiais militares que foram verdadeiros heróis. Enquanto todos puderam se resguardar em suas casas, nossos homens e mulheres estavam nas ruas protegendo a sociedade.
Desde a gripe espanhola não tínhamos tantas perdas em tão pouco espaço de tempo… 105 policiais militares da ativa morreram devido à Covid, 852 veteranos também foram vitimados, além de parentes e entes queridos que também partiram nesse doloroso período enfrentado por todos nós.
Hoje, estamos aqui, para agradecer nossos irmãos de farda que não mais se encontram entre nós no mundo material, mas a memória de todos eles está guardada para sempre em nossos corações.
A morte de um policial militar é o mais alto preço pago para defender a sociedade. O holocausto é a prova de fidelidade plena no cumprimento da solene promessa que cada qual fez, ainda jovem, nos bancos da escola de formação: dedicar-se inteiramente ao serviço da pátria, se preciso, com o sacrifício da própria vida.
Esses homens, mulheres, jovens, filhos e filhas… Eram pessoas humanas de inúmeros sonhos, de gigantesco caráter e notável honradez, que acabaram ofertando o bem maior que possuíam – a própria vida – em favor de pessoas que sequer conheciam.
Cerca de 2 mil anos atrás, Jesus Cristo de Nazaré voluntariou-se para também sacrificar sua vida como resgate em troca de muitos. Ele sabia bem qual era a sua missão aqui na Terra. Jesus tinha plena certeza de que a esperança da redenção dependeria da sua morte sacrificial, pela qual temos o dever de gratidão.
Que possamos render nossos agradecimentos aos irmãos de farda que também entregaram suas vidas em favor do próximo e, ao mesmo tempo, cultuar o exemplo de vida que cada um deles deixou.
Rogamos que a paz de Deus e a esperança da ressurreição em Cristo Jesus possam consolar todos os corações enlutados. Rogamos também que a coragem e a dedicação dos nossos heróis possam renovar nossas forças a fim de continuar “combatendo o bom combate” enquanto vida tivermos. Que o tempo possa transformar a dor em saudade serena, acalmando os corações dos que ficaram, e que as lembranças nos motive a seguir os legados deixados, honrando a memória dos nossos combatentes.
“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS”.
Nunca reaja! o maior patrimônio é a sua vida e a de seus entes queridos
Conte sempre com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, 190 anos protegendo a sociedade.
Em caso de emergência ligue 190 ou disque – denúncia 181 – Polícia Militar
Acessem nossas redes sociais:
- Instagram: @trigesimosetimobpmi
- Facebook: Trigésimo Sétimo Bpmi Pmesp
- Twitter: @37BPMI
- #POLICIAMILITARSP
- #AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
- Comunicação Social do 37°BPM/I
“Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e Dignidade da Pessoa Humana”
Foto: Divulgação