A arte e a música têm sido utilizadas ao longo dos anos para promover a reabilitação de pacientes, prevenir doenças e, principalmente, melhorar a qualidade de vida dos seres humanos em todo o mundo. E foi justamente esse o formato escolhido pelas orquestras Filarmônica de Rio Claro, Sinfônica e Banda dos Ferroviários para homenagear os profissionais da saúde, familiares e vítimas da pandemia. “A música eleva os sentimentos, inspira, é quase impossível ficar imóvel diante dela e é essa sensação de acolhimento e agradecimento que queremos com essa homenagem”, diz William Nagib Filho, Presidente da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.
Essa semana os maestros André Müzel e Luciano Barbosa Filho fecharam o repertório que será performado no dia 15 de novembro, ao vivo, no Espaço Livre da Av. Visconde do Rio Claro. Cerca de 70 músicos vão participar da homenagem. “Fizemos uma seleção maravilhosa, com as melhores músicas apresentadas por cada uma das orquestras e teremos dos clássicos da música erudita aos temas de filmes, acredito que todos conhecidos do público”, adianta Luciano Filho.
Rio Claro conta hoje com quatro Unidades Básicas de Saúde, 18 unidades de Saúde da Família, 5 ambulatórios de especialidades, 6 postos de Pronto Atendimento, além dos centros de reabilitação, saúde coletiva e assistencial. Também conta com um hospital filantrópico, a Santa Casa de Rio Claro e três hospitais particulares, além de médicos especialistas e laboratórios. “Se pensarmos no que isso representa e a importância de todo esse sistema para a cidade, é impressionante. Por isso, quando recebemos o pedido do Secretário de Cultura, nos mobilizamos imediatamente”, diz Nagib.
Parte do investimento será custeado com recursos obtidos pelas três entidades através da Lei Aldir Blanc e outra parte captada através de contas de patrocínio junto às empresas ligadas ao setor da saúde de Rio Claro. O evento também conta com o patrocínio da Whirlpool através da Lei Federal de Incentivo e apoio Astra.
Foto: Giorgi Bastos