Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público. A data foi instituída em 1937, ainda no governo do presidente Getúlio Vargas, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil.
Em Rio Claro, apenas no serviço público municipal, ou seja, na Prefeitura, são aproximadamente 3.500 servidores ativos, porém considerando as autarquias (Fundação Municipal de Saúde, DAAE e Arquivo Público) são mais de 6.000 servidores.
Para o secretário de administração Rogério Marchetti, o servidor público é um servidor do povo e da sociedade. “Sua maior missão é a de servir bem ao público indistintamente, visto que eles são responsáveis pela execução dos diversos serviços colocados à disposição do munícipe. Não se constrói um Município que atenda às necessidades e anseios da população de forma digna sem servidores públicos competentes, devidamente capacitados, comprometidos com o bem comum e tratados com respeito e dignidade”, destaca.
Na opinião do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sindmuni), Tu Reginatto, os servidores são a peça mais importante da máquina pública, que acaba por possibilitar a prestação de todos os serviços públicos e o bem estar de toda a sociedade. “O município bem estruturado existe quando o serviço público é executado com excelência”, declara.
CONQUISTAS
Segundo Tu Reginatto, os servidores tiveram várias conquistas ao longo dos anos través dos anos, como por exemplo: plano de cargos e carreiras, cartão alimentação e as cláusulas sociais promovidas pelo sindicato junto às administrações do município. “Já o maior desafio é manter a qualidade dos serviços públicos prestados, contrariando ideias equivocadas dos governos federal e estadual.”
IMPORTÂNCIA
Marchetti reforça que a data é essencial para valorizarmos a categoria. “Neste dia do servidor público devemos fazer uma reflexão sobre a importância destes que atuam nos diversos órgãos da gestão pública, trabalhando junto à sociedade para que os direitos da população sejam garantidos. Nossas congratulações e agradecimentos a todos os servidores responsáveis, éticos e comprometidos com um serviço público de qualidade.”
Reginatto completa: “parabenizo a todos nós servidores pelo nosso dia, lembrando que a nossa categoria se torna cada vez mais forte com força e união”.
SINDICATO
As eleições para a gestão 2023-2027 do Sindmuni aconteceram nos dias 20 e 21 de outubro; e elegeram a Chapa 1 – Força e União com 93% dos votos válidos. O presidente, Tu Reginato, afirmou que a diretoria eleita tem nova composição.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação