Nessa segunda-feira (25), a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), sediou uma reunião com o presidente da Cosan, Luís Henrique Guimarães, o presidente da Comgás, Antônio Simões Rodrigues Junior, de representantes da diretoria da empresa e da entidade, além de ceramistas.
De acordo com Luís Fernando Quilici, Diretor de Relações Institucionais da ASPACER, que conduziu o encontro, os temas debatidos foram sobre o novo contrato de concessão da Comgás, o panorama do setor de energia no país, a manutenção da oficina da Rumo em Rio Claro, além do porto seco e o terminal ferroviário de cargas. “A Cosan é uma holding que investe em negócios dedicados à logística integrada e à diversificação da matriz energética brasileira. Temos interesses em comum devido as demandas do setor cerâmico e esta reunião teve, entre seus objetivos, compor parcerias estratégicas que vão ao encontro do desenvolvimento de todo nosso setor e da economia regional, sobretudo em relação a energia e logística”, pontuou ele, acrescentando que a Cosam tem no seu portfólio empresas como a Compass, Comgás, Rumo Logística, Raízen entre outras.
Fórum do Gás se consolida
A 5º edição do Fórum Brasileiro do Gás Natural, que teve como tema: “As Perspectivas do Novo Mercado de Gás Natural no Brasil”, que foi promovido pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), entre os dias 18 e 20 de outubro, já pode ser considerado com um dos mais importantes eventos deste segmento no Brasil.
Foram três dias consecutivos de transmissões ao vivo pela internet, por meio de um webinário, com a participação de 15 painelistas que formam vistos ao longo da jornada por 365 inscritos de todo o Brasil. Nesta edição, foram registrados participantes de 10 estados e também de outros países como Portugal e Bolívia.
CEO do Fórum do Gás e diretor de Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici, avalia que o Fórum, atingiu seu objetivo em levar o debate e a reflexão sobre o mercado do gás. “A Aspacer, do ponto de vista institucional, na posição de um agente formulador de discussão e geração de conhecimento cumpriu de forma assertiva seu papel na interlocução desse debate, que é necessário e fundamental para todo setor que faz uso do gás natural, ainda mais diante deste novo cenário que está sendo desenhando com abertura do mercado ”, disse Quilici, que além de apresentador foi moderador de todos os painéis nesta edição de 2021.
Presidente do Comitê Técnico do 5º Fórum Brasileiro do Gás Natural, Edmar Almeida, que é também professor (licenciado) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do IEPUC e, fez o encerramento do último dia do Fórum direto de Portugal e destacou, a importância de haver uma competição simétrica no mercado. “Não podemos, por exemplo, ficar satisfeitos com uma situação semelhante ao que aconteceu no mercado de combustíveis líquidos, que mesmo depois de aberto teve uma dominância da Petrobras com reservas e margem competitiva, e isso não é o que buscamos”, frisou.
O evento, feito de forma digital novamente neste ano por conta da pandemia, reuniu representantes da cadeia produtiva do gás com presenças no Brasil e no exterior. A edição 2021, contou com o patrocínio da Eneva além de diversos apoiadores.
Foto: Divulgação