Moradores do Jardim Nova Rio Claro buscam apoio na Câmara por asfalto
A pedido da comissão de moradores do Jardim Nova Rio Claro, a Câmara Municipal realizou reunião na manhã desta segunda-feira, 25/10, um encontro coordenado pelo presidente José Pereira dos Santos. A reunião também contou com as presenças de vereadores e do secretário municipal de Administração, Rogério Marcheti. Na pauta, o projeto de autoria do Executivo que visa o empréstimo de até R$ 75 milhões para obras de infraestrutura.
“Estamos fincando uma bandeira aqui na Câmara. Vamos acompanhar a votação deste projeto e a aplicação deste recurso passo a passo”, disse o morador Fernando Campanha após enumerar as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelas famílias que moram no Jardim Nova Rio Claro por conta da poeira, nos dias quentes, e da lama nas épocas de chuvas.
A moradora Elizdete de Souza Puito observou que o município tem “uma dívida com o Nova Rio Claro” ao referir-se sobre o Centro de Ressocialização Masculino (CRM) implantado no bairro. “Queremos saber qual é a atenção que teremos dos gestores públicos neste momento em que se discute o empréstimo volumoso para investimento em asfalto”, questionou.
Para Gilson dos Santos de Oliveira, representante do bairro, ao investir na pavimentação asfáltica do Nova Rio Claro, a Prefeitura terá retorno em vários setores, principalmente o da Saúde, com a diminuição do número de pessoas que acessam a rede pública por conta de problemas respiratórios constantes.
Ao representar o prefeito Gustavo Perissinotto, na reunião, o secretário Rogério Marcheti afirmou que “seria um ato de crueldade” tirar o Jardim Nova Rio Claro da lista de bairros que poderão ser beneficiados com obras de infraestrutura caso o projeto seja aprovado pela Câmara Municipal. “Quem decide os locais onde as obras serão feitas é o Executivo, mas sempre com as indicações feitas pela Câmara. Os vereadores são os agentes públicos mais próximos da comunidade”, disse o secretário.
Rogério Marcheti defendeu a aprovação do empréstimo para que Rio Claro tenha condições de investir no setor de infraestrutura onde a demanda é crescente. “Só para vocês terem uma ideia, 85% do que a Prefeitura arrecada são gastos em despesas de custeio de manutenção das atividades dos órgãos da administração municipal, como as despesas com pessoal – que hoje está em 51%, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com energia elétrica, telefone, combustível e outras”, disse o secretário. “Sobra quase nada para obras de infraestrutura”, ressalta Marcheti.
Participaram do encontro junto com o presidente José Pereira os seguintes vereadores: Geraldo Voluntário (MDB), Julinho Lopes (Progressistas), Adriano La Torre (Progressistas), Hernani Leonhardt (MDB), Irander Augusto (Republicanos), Rafael Andreeta (PTB), Alessandro Almeida (Podemos), Serginho Carnevale (DEM) e Diego Gonzalez (PSD). Os vereadores Thiago Yamamoto (PSD), Val Demarchi (DEM), Rodrigo Guedes (PSL), Sivaldo Faísca (DEM) e Vagner Baungartner (PSDB) foram representados por seus assessores. “Agradeço aqui a todos os vereadores que atenderam, prontamente, ao chamado dos moradores do Jardim Nova Rio Claro”, completou José Pereira.
Parlamentar solicita poda de árvores no cemitério S. João Batista
Com proximidade da data do Dia de Finados, em 2 de novembro, e o cuidado com o cemitério São João Batista, o vereador Val Demarchi (DEM), teve o Requerimento 3159/2021 aprovado na sessão ordinária do dia 18 de outubro.
No texto do documento o vereador solicita a poda das árvores que ficam perto do cemitério: “Requeiro ao Senhor Prefeito para que entre em contato com o setor competente para viabilizar uma poda geral das árvores em todo o entorno do cemitério São João Batista”, afirma o texto do requerimento.
Val Demarchi explica que, no Dia de Finados, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas querem prestar homenagens a entes falecidos deixando flores e fazendo orações nos túmulos e, por isso, os cemitérios devem estar bem alinhados para receber essas pessoas, com isso, nota-se que as árvores que se encontram em torno do cemitério precisam de cuidados.
Foto: Divulgação