O vereador Julinho Lopes (PP), que também atua como presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, segue em busca de emendas e destinação de verbas pensando no meio ambiente da Cidade Azul. Há três anos, o parlamentar junto ao PCJ, vem trabalhando a proposta de uma barragem para Rio Claro que, finalmente, foi atendida pelo Governo do estado de SP.
“Há estudos que mostram, se não cuidarmos em 2035 não teremos água para Rio Claro. Por isso a necessidade de pensar em formas de armazenar e também de cuidar das nascentes”, aponta Julinho, que lembra que a construção da barragem deve iniciar em 2023. “É um processo moroso, porque envolve licenciamento ambiental, a elaboração do projeto, envolve também desapropriações e temos que lembrar que o ano que vem é um ano perdido praticamente, devido às eleições. Mas é um pontapé inicial, uma iniciativa importante. Com esse reservatório, teremos água para 30, 40 anos”, destaca.
Além de cuidar do leito do Rio Corumbataí, o vereador lembra que as nascentes devem ser outra preocupação. No começo do mês, Julinho enviou solicitação à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente para que Rio Claro seja atendido pelo governo paulista no que diz respeito à recuperação de nascentes. “Quem vai ganhar são as cidades, porque hoje tendo água, é possível trazer empresas, aumentar a população, trazer investimentos, incentivar turismo, tudo isso está envolvido.”
FEENA
Representante da Câmara Municipal no Conselho da FEENA – Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, Julinho esteve na capital paulista conversando na Secretaria de Meio Ambiente, com o objetivo de pensar novas formas de atuar perante a floresta. “Hoje a lei de permissão para exploração é de cinco anos, o ideal seria de 20 a 30 anos. Quem vai investir em um lugar por cinco anos, ainda mais com a instabilidade do governo? Outro ponto é que a população precisa entender que a Feena é uma floresta, uma floresta de manejo de eucalipto”, lembrou o parlamentar.
Julinho lembrou ainda do acesso à floresta. “A questão da segurança é também muito debatida, por isso foi realizado o fechamento dos portões, mas no período noturno. O acesso continua, mas com controle, se tudo estiver aberto à noite é uma questão de segurança até para quem frequenta”, alerta.
ESTRADAS VICINAIS
Julinho buscou intervir para que Rio Claro fosse incluído no Melhor Caminho e, na semana passada, o secretário estadual Itamar Borges e seu assessor Kiko Danieleto confirmaram ao parlamentar que o município receberá R$ 720 mil para a recuperação de seis quilômetros de estradas vicinais em Rio Claro. “Estamos agora discutindo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, em estágio avançado, para que a segurança possa ser reforçada no campo”, disse ao se referir da inclusão da cidade nos programas Patrulha Mecaniza, Rotas Rurais e AgroSP+Seguro. “Essas ações vão envolver a montagem de mapas de geolocalização de estradas e propriedades rurais. A nossa meta é tornar a vida no campo mais segura, ter a geolocalização dessas propriedades rurais vai facilitar muito a vida dos moradores, desde o atendimento a serviços de segurança, saúde e educação.”
HABITAÇÃO
Nessa semana, o vereador esteve junto do secretário municipal de habitação Agnelo da Silva Matos, na Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, em reunião com o chefe de gabinete Fernando Fiori de Godoy e demais assessores.
Na pauta da reunião o protocolo de documentos para efetivação do “Programa Habitacional Vida Longa”, voltado para pessoas idosas vulneráveis, a regularização de núcleos habitacionais, através do “Programa Cidade Legal” e a viabilidade da parceria do município com o Estado no “Programa Nossa Casa Apoio”, para construção de novas unidades de moradias popular, com subsídios para as famílias com renda bruta mensal de até 3 salários mínimos.
Os assessores parlamentares da secretaria estadual de Habitação, Romero Rocca e Jaime Cruz, também participaram da reunião, com objetivo de dar celeridade nas solicitações do nosso município. “A liberação de subsídio através do Programa Nossa Casa Apoio contribuirá para que a população possa realizar o sonho da casa própria, com muito mais facilidade”, esclareceu o vereador.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro