O tripé da sustentabilidade – Triple Bottom Line – foi criado pelo sociólogo britânico John Elkington em 1994. O conceito visa pensar no bem-estar de milhares de pessoas e do impacto causado ao meio ambiente e prega que as organizações não devem apenas focar nosresultados de suas vendas.
O nome é denominado dessa forma, pois funciona exatamente como um tripé. Três pilares que a empresa deve se basear para medir seus resultados ou seja, social, ambiental e econômico, ou ainda, 3 Ps: “People, Planet and Profits” (Pessoas, Planeta e Lucros).
Portanto, o conceito visa mostrar que uma empresa deve ser financeiramente viável para ser sustentável, onde seus resultados devem levar em consideração aspectos mais amplos: sociais, econômicos e ambientais.
A empresa através do Triple Bottom Line deve ser viável financeiramente, justa socialmente e responsável ambientalmente. Esse tripé só funciona se os seus três pilares estiverem equilibrados, sem falhar em nenhum deles.
Fica difícil para as empresas realizarem esse processo de forma correta, pois o aspecto financeiro sempre foi considerado o mais importante, porém agora deve ser pensado de uma forma que faça que os outros dois aspectos não sejam prejudicados.
People Social
Busca oferecer condições de trabalho adequadas, promovendo o bem-estar social, dentro e fora da empresa, promovendo um ambiente estimulador à produtividade e às relações de trabalho harmoniosas. Gerando um ambiente saudável, os resultados da empresa com certeza serão mais positivos.
A empresa também deve ter a preocupação de realizar ações que contribuam para a comunidade, portanto, tudo que realizar vai além dos funcionários e do público dentro da empresa, o que sugere que deve-se pensar na comunidade fora dela também.
Planet Ambiental
Contribuir para manter práticas de produção mais sustentáveis, ou seja, ações que a empresa realiza para diminuir os impactos ambientais causados pela mesma, onde a exploração dos recursos naturais deve ser feita com responsabilidade e equilíbrio com o meio ambiente.
Nos dias atuais, felizmente, com novas tecnologias, as empresas estão encontrando soluções eficazes que minimizam os impactos ambientais no planeta.
Profit Econômico
Esse aspecto está relacionado diretamente a maneira como a empresa administra seus gastos e também com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A gestão empresarial deve ter um foco mais sustentável e responsável financeiramente.
Para gerar melhores resultados para a empresa, a mesma deve cuidar das despesas de maneira responsável, reduzindo gastos desnecessários, renovando ferramentas e equipamentos através de novos investimentos, gerando melhores resultados financeiros e maior produtividade. Estudos e análises cuidadosos são prioridades para manter um fluxo de caixa saudável e evitar endividamentos.
Buscar o lucro através de práticas aliadas a ações sociais e ambientais é o que propõe o Triple Bottom Line. O triplé deve ter um equilíbrio justo, a fim de não causar impactos prejudiciais, principalmente, ao meio ambiente. Dessa forma a empresa se beneficia e contribui com a sociedade e com o planeta.