No trânsito, qualquer descuido pode acabar em acidente. Por isso, atenção e prudência são dois itens que jamais podem faltar em uma viagem. Para que todos cheguem bem e em segurança ao destino, é preciso dirigir com cuidado e de forma preventiva. Qualquer deslize, como excesso de velocidade, distração ou não manter uma distância segura do veículo à frente, pode colocar a vida de todos em risco.
Há vários anos, a colisão traseira vem liderando a lista dos tipos mais comuns de acidentes nas rodovias. Isso evidencia a importância da direção defensiva. Por meio de atitudes simples é possível agir preventivamente ao volante e, assim, evitar tragédias. Uma das recomendações mais básicas é não dirigir com os veículos muito próximos.
De acordo com Paulo Balbino, gerente de Operações da Eixo SP, manter uma distância segura do veículo da frente é uma das premissas para quem deseja evitar acidentes. “Isso é importante para que o motorista consiga parar em uma situação de emergência sem colidir com a traseira do veículo que estiver à sua frente”, diz.
Uma dica simples, segundo ele, para entender qual a distância segura é, primeiro, desacelerar o carro e escolher um ponto estático na via (como uma árvore ou poste). Em seguida, aguarde até que o veículo da frente ultrapasse esse ponto. Conte 2 segundos e só então volte a acelerar. Isso equivale a uma distância média de quase dois carros.
Infração grave
Segundo Paulo Balbino, embora o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não determine uma distância mínima, é preciso ter bom senso e entender qual é o tempo médio de reação e frenagem do veículo. Quanto maior a velocidade maior será o tempo necessário para parar o veículo.
Como exemplo, o gerente cita que um carro a 60 km/h possui uma distância de frenagem de 20 metros, em média. No entanto, se o carro estiver a 120 km/h essa frenagem atinge cerca de 110 metros. “É importante lembrar também que o Código de Trânsito Brasileiro determina, no artigo 192, que deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais é considerado infração grave, punida com cinco pontos na carteira”, alerta Paulo.
O uso de celular e a desatenção dos motoristas são apontados pelo gerente como outros dois grandes responsáveis por acidentes. Da mesma forma, o cansaço é apontado como uma das principais razões para colisões traseiras. Pesquisa realizada pela Academia Brasileira de Neurologia mostrou que quase 90% dos entrevistados já sentiu sono enquanto dirigia, especialmente de madrugada.
O levantamento apontou ainda que 86% sentiram sono em trajetos na estrada e que 40% chegaram a andar em ziguezague na pista em decorrência da exaustão e que, destes, 23% saíram da pista sem nem sequer perceber o que estava acontecendo.
Trechos urbanos
A atenção dos motoristas precisa ser redobrada nos trechos urbanos das rodovias. Isso em razão do aumento no tráfego e na frequência de entradas e saídas de veículos para a rodovia ou para as vias marginais. Por conta dessa maior movimentação, exige-se maior responsabilidade no volante.
“Na cidade, muitas vezes, presenciamos os motoristas disputando espaço uns com os outros. Na estrada, isso pode resultar em morte absolutamente evitável. Nas ruas, é tolice impedir que outro veículo passe à frente. Na estrada, é estupidez querer se impor a outro veículo. O melhor a fazer é deixar passar. Não importa se o outro veículo está trafegando acima do limite permitido para a via, essa é uma questão que deve ser resolvida pelos agentes de fiscalização”, orienta Paulo.
Para a Eixo SP, a segurança viária é prioridade em todos os seus projetos e ações. Por essa razão, a concessionária investe constantemente em melhorias do pavimento e da sinalização, além de promover campanhas educativas. Paulo destaca que uma das ações preventivas busca justamente conscientizar os motoristas a manter distância do veículo da frente. Painéis luminosos instalados ao longo do trecho sob concessão fazem esse alerta o tempo todo.
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