O Concurso Garota Cacheada Nery Black Fashion surgiu há sete anos para destacar a beleza de mulheres reais que, geralmente, são consideradas fora dos padrões impostos pela sociedade ou pelo universo da moda e beleza.
“A ideia surgiu exatamente ao detectar que elas era subestimadas quanto à sua beleza e resolvemos mostrar que todas são belas, são poderosas e possuem o seu valor”, esclarece a organizadora Gisele Neri de S. Ozorio, que é Empresária e Terapeuta Capilar especializada em cabelos crespos.
A empresária conta que tinha uma indignação por não existirem eventos voltados para o real estereótipo brasileiro. “Após anos ouvindo incansáveis críticas negativas dentro do Nery Black (Instituto de beleza especializado em beleza Afro) sobre como eram destratadas nossas mulheres crespos, cacheadas e mestiças, ousamos entrar na “luta de formiguinha” com foco no empoderamento feminino e valorização dessas mulheres, sem sofrer imposições”, afirma.
Neste ano, as inscrições para o Concurso já estão abertas e, segundo o empresário Davi Antônio Ozorio, a expectativa é ultrapassar o número de participantes. “O crescimento é notável a cada ano. A 1° edição, em 2011, contamos com mais de 20 candidatas de Rio Claro. Já ano passado, com mais de 100, contando com candidatas de toda região e do estado. Um exemplo é a candidata infantil de 2016, Tainá Teixeira, residente em Jundiaí. Na categoria juvenil, tivemos como eleita Paloma Freitas, que é de Piracicaba”, contou.
O concurso é dividido em várias categorias e todas com sua proposta. “Devemos começar as orientações desde cedo. Entendemos que se a criança, desde então, tiver uma educação social e afirmação de sua identidade, crescerá muito mais feliz consigo mesmo”, diz Gisele.
As categorias infanto e infanto Juvenil, como ela observa, ainda sofrem intensivamente com apelidos maldosos nas escolas, nos meios sociais e, muitas vezes, em casa, infelizmente. Gisele destaca que na categoria Juvenil, é a hora de se olhar, se amar, se aceitar e de impor limites.
O Concurso conta também com a categoria adulta que, de acordo com os organizadores, vem a característica de auto afirmação e luta para as futuras gerações. No Plus Size, é importante para a valorização do “eu”. “Muitas mulheres, se diminuem por não terem as medidas impostas e estamos ajudando a mudar isso”, destaca Gisele.
E para finalizar, a categoria Loba. “Traz um conceito de super mulher, super diva, de mulheres vividas, sofridas e marcadas por muitas cicatrizes devido aos traumas sofridos por toda a vida a respeito de seus cabelos, sempre julgados como algo de baixo valor. Assim, nasce a Garota Cacheada para a valorização da mulher crespa Brasileira, independente de cor, raça, religião, manequim, classe social”, afirma.
Todas as inscritas participam antes do Concurso de um ensaio fotográfico com a profissional Gabi Valilo. As fotos serão apresentadas durante o desfile de cada candidata. As inscrições podem ser feitas no Nery Black até o dia 29 de setembro e o valor é R$ 50,00 com direito à camiseta do evento, ensaio fotográfico e o curso de passarela.
Este ano, o evento acontece no dia 6 de outubro, no Centro Cultural, e vai contar também com stands de parceiros e apoiadores, praça de alimentação e shows na abertura, intervalo e encerramento.