Centenas de crianças e adolescentes menores de 15 compareceram neste sábado (16) a uma das quatro unidades básicas de saúde de Rio Claro para atualizar a caderneta de vacinação. Prévia divulgada no início da tarde pela Vigilância Epidemiológica aponta que 254 pessoas compareceram e, entre estas, 191 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal.
O atendimento continua neste sábado até as 16 horas e ainda dá tempo dos responsáveis levarem as crianças para colocar a vacinação em dia. Neste sábado o atendimento é realizado nas unidades básicas de saúde do Vila Cristina, Wenzel, Cervezão e Bairro do Estádio (Avenida 29).
“A vacinação é fundamental para evitar doenças, por isso os pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes a uma unidade de saúde para atualizar a carteirinha de vacinação”, destaca Giulia Puttomatti, secretária de Saúde de Rio Claro, que acompanhou neste sábado a vacinação nas unidades.
Desde o início, a campanha em Rio Claro atendeu 1.344 crianças e adolescentes menores de 15 anos e a maioria destas pessoas tinha vacinas em atraso. Foram vacinadas 895 crianças e adolescentes.
Ao procurar a unidade de saúde, é importante a apresentação da carteira de vacinação, assim o profissional de saúde poderá conferir e atualizar as carteirinhas, aplicando as doses necessárias.
A campanha de multivacinação vai até 27 de outubro. De segunda a sexta-feira o atendimento é das 8 às 15 horas nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as do Santa Elisa, Jardim Brasília e São Miguel.
O objetivo é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, estão disponíveis para aplicação 16 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças.
Não será necessário intervalo entre as vacinas contra a Covid e as vacinas do calendário vacinal.
As vacinas disponíveis para aplicação durante a campanha são: DTP e pentavalente, BCG, poliomielite, tríplice viral e SCRV, hepatite A, hepatite B, varicela e SCRV, febre amarela, HPV, Rotavírus humano G1P1, meningo C, meningo ACWY e Pneumo 10 valente.
Foto: Divulgação