Câmara entrega Moção de Aplausos ao professor de Educação Física, Renato Molina
Na manhã de sexta-feira (8), o vereador Vagner Baungartner (PSDB), recebeu o professor de Educação Física, Renato Molina, para entrega da Moção de Aplausos, homenagem de sua propositura aprovada por unanimidade no Plenário. Molina reside em Rio Claro desde 1989, quando chegou para estudar Educação Física na Unesp.
A homenagem, de acordo com o vereador, é um reconhecimento pela Medalha Mérito Desportivo Militar, a qual Molina foi agraciado em setembro deste ano. A honraria é entregue pelas Forças Armadas para pessoas que se destacam em competições desportivas nacionais e internacionais e/ou que tenham prestado relevantes serviços ao Desporto Militar do país. “A entrega da Moção ao Renato é uma maneira do município reconhecer o mérito de sua conquista”, disse Baungartner.
No Senado Federal, vereadores articulam recursos para infraestrutura do município
Os vereadores Hernani Leonhardt (MDB) e Sivaldo Faísca (DEM) foram recebidos na tarde da última quarta-feira, 6, pela equipe do Senador da República Giordano (MDB), no Senado Federal. A reunião, de acordo com os parlamentares, foi para tratar da liberação de mais de meio milhão de reais para infraestrutura do município de Rio Claro.
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Hernani Leonhardt, destacou a importância dos investimentos federais. “O município trabalha com limitações no orçamento, o que dificulta a realização de obras que modifiquem de fato a vida das pessoas. Por isso a necessidade da articulação política. Estamos colocando as pautas de Rio Claro em debate na mesa do Senado Federal e isso tem um peso fundamental para a cidade”, afirmou.
Sivaldo Faísca ressaltou a urgência dos trabalhos de recapeamento. “Eu ando pela cidade inteira e recebo demandas de asfalto todos os dias. Não é má vontade do Poder Público, e sim o fato de ser uma área que precisa de altos investimentos e de maneira constante. Sabemos da limitação do orçamento e por isso estamos aqui pedindo a ajuda do Governo Federal, já que a maior parte da arrecadação fica aqui”, concluiu o parlamentar, referindo-se ao pacto federativo.
De acordo com o assessor do Senador Giordano, Peterson Ruan, Rio Claro deverá entrar na rota das indicações encaminhadas pelo Senado, o que garantirá investimentos federais no município. “O Senado Federal está de portas abertas para Rio Claro. Vamos trabalhar juntos para agir, resolver e multiplicar”, concluiu.
SP terá centro brasileiro de pesquisa para inovações de combate a mudanças climáticas
O Governador João Doria anunciou na sexta-feira (8) investimento de R$ 63 milhões em parceira entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a multinacional Shell em um centro de pesquisas de engenharia para inovações no combate a mudanças climáticas. O Fapesp Shell RCGI (Research Centre for Gas Innovation) terá sede na USP.
“O bom papel é este. Quando o setor privado e o setor público, a academia, juntos, estabelecem metas e princípios para a execução de tarefas. É a continuidade disso que nos traz a satisfação de que estamos no caminho certo”, declarou Doria.
“Nós temos o compromisso de, em 2050, zerarmos a emissão de carbono em São Paulo e estamos trabalhando dedicadamente nesse sentido. E hoje demos mais um passo importante na defesa da ciência, na proteção ambiental e na busca de caminhos alternativos para o carbono zero no nosso país”, reforçou o Governador.
O objetivo da iniciativa é alavancar a ciência brasileira como referência internacional em estratégias conjuntas dos setores público e privado para defesa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
Foto: Divulgação