Marcos Diego Contato. Guarde este nome, pois é o de um rapaz cuja vida pode ser definida com duas palavras: Superação e Foco!
Strong – apelido pelo qual é amplamente conhecido entre os praticantes de Halterofilismo – sempre viveu a vida de maneira desregrada, ou seja, abusando da alimentação e do sedentarismo. Chegou a pesar 170 quilos, época que revelava através dos olhos a infelicidade e a insatisfação! Foi viciado em crack por nove anos, entretanto, como o próprio atleta costuma repetir: “Deus me libertou dessa vida”. Uma vida de escravidão que, felizmente, deixou há sete anos. “Sou grato a Deus por ter me dado forças para sair das drogas e por ter colocado o Esporte no meu caminho. Hoje, minha missão é competir e tentar ajudar o próximo sendo exemplo de superação”.
Insatisfeito com o que via diante do espelho, um belo dia – como na antiga canção – resolveu mudar! Isso foi logo depois de assistir a um vídeo que contava a trajetória de um jovem que pesava 184 quilos e que, com três anos de prática da Musculação, baixou seu peso para 71! “Quando ouvi aquele depoimento, algo dentro de mim mudou e o que acreditava ser impossível, parecia real e palpável; a partir daquele dia, resolvi iniciar uma nova História”. Ao longo de dois anos, com seis horas de exercícios aeróbicos diários, conseguiu eliminar 60 quilos! Mudou a alimentação e continuou perseverante, porém, “fiquei muito flácido e, então, mudei a estratégia: diminuí os aeróbicos e comecei a puxar ferro”.
Depois de um resultado consideravelmente satisfatório, Diego conheceu um atleta de Powerlifting [palavra que define, em português, o Levantamento de Peso Básico] que treinava na mesma academia e que o convidou a participar de uma competição. “A disputa era no sábado e isso foi em uma quarta-feira, mas, de cara, topei! Competi no Supino e no Levantamento Terra… Foi amor à primeira vista!” A partir daquele momento, conquistou vários amigos e adquiriu uma certeza: “O esporte é maravilhoso e por onde passo tento incentivar as pessoas”. Até o momento, a maior conquista julga ter sido o Campeonato Brasileiro de Powerlifting. Já pela Federação GPC, ficou em 2º Lugar em três categorias: no Agachamento Livre, 260 quilos; no Supino Reto, 155 quilos; e no Levantamento Terra, 300 quilos. Além de ter sido classificado para o Sul-Americano, que acontece em São Vicente, em dezembro!
E não acaba por aí! O halterofilista, cuja categoria é Open [de 24 a 39 anos e de 125 até 140 quilos], estará no Olympia The Cage Liga Profissional de Powerlifting, marcado para o mês de outubro, durante Feira de Musculação, em São Paulo. “Até contratei um Coach [Treinador], o Bruno Martins, e estamos treinando para o campeonato que será de um nível acima e o mais importante. Aprendi muitas técnicas e estratégias para melhorar os movimentos e a força”. O entrevistado desta Edição Especial do Diário Esportes é parceiro da Associação Rio-Clarense Esportiva e de Halterofilismo [AREH] – entidade comandada pelo querido amigo José Basílio Lemes Neto – e conta com o apoio de Contato Moda Country, Mercado da Rosa – Loja 2, Pet Center Contato, Temperos Pro Lar e Tudo Suplemento. Continue ligado, pois emoção e informação sobre Halterofilismo o rio-clarense só encontra AQUI, no Número 1!
TÍTULOS
Ao longo de sua trajetória, Diego Strong conquistou os seguintes êxitos: Campeão Regional, em Piracicaba; Vice-Campeão de Supino e Levantamento Terra, em Sorocaba; Vice-Campeão na 2ª Copa Brasil de Supino e Levantamento Terra, em Piracicaba; Vice-Campeão do Campeonato de Supino Raw, em Mairinque; Campeão na 20ª Copa de Supino e Terra, em Conchal; e Campeão, Melhor Atleta e Top 300 na 5ª Copa de Halterofilismo, em Rio Claro.
MOTIVO PARA SEGUIR
“O sentimento de superação que tenho toda vez que ergo um peso que muitos acham impossível. Vivi uma infância e uma adolescência cheia de dor e sofrimento devido ao fato de ser obeso e sofrer bullying na escola. Sempre fui excluído. Nas partidas de futebol, por exemplo, não era escolhido e ainda tiravam sarro do meu corpo. Lembrar disso, impulsiona e motiva a continuar, pois os mesmos que apontavam o dedo, hoje aplaudem e admiram o meu trabalho”.
UMA PALAVRA QUE O DEFINA
“Dedicado”.
MAIOR MOMENTO
“Quando decidi mudar realmente a minha vida! E quando levantei os 300 quilos pela primeira vez! Dois momentos que jamais esquecerei”.
O HALTEROFILISMO
“É meu estilo de vida, meu dia a dia, meu psicólogo, meu psiquiatra, meu médico e terapeuta! Atualmente, o Esporte é a coisa mais importante da minha vida e tenho orgulho de dizer que sou atleta de Powerlifting”.
FUTURO
“Para o futuro, pretendo ser Campeão Mundial!”