Vereadores articulam investimentos para Rio Claro
Os vereadores Hernani Leonhardt (MDB) e Sivaldo Faísca (DEM) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 6/10, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília, Distrito Federal. A pauta da reunião foi a entrega do projeto para viabilização do Centro de Inovação Tecnológica, que ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo de Rio Claro.
O encontro foi fruto de uma articulação envolvendo a Câmara Municipal e a Fundação Pública Municipal “Ulysses Silveira Guimarães” – FUNDUSG, por meio de seu presidente, Bruno Oliveira, também presente na agenda. A comitiva rio-clarense foi recebida pelo assessor especial da pasta, Gladson Nascimento, representando o Ministro de Estado, Marcos Pontes.
De acordo com o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Hernani Leonhardt, o projeto para Rio Claro visa fomentar o desenvolvimento de ideias e atrair investimentos para o município. “Quando recebi o projeto das mãos do Secretário Municipal de Governo, Anderson Christofoletti, fiquei bastante entusiasmado. A proposta é criar uma espécie de incubadora de ideias, envolvendo instituições de ensino, de pesquisa, além de toda a comunidade empresarial. Dessas ideias surgirão projetos de inovação, que certamente atrairão olhares de investidores, principalmente de start-ups.”, finalizou.
Faísca também destacou a importância de um local integrado de ideias. “É algo parecido com um coworking, só que público. Com essa integração será possível disseminar conhecimento e informação relacionados ao empreendedorismo criativo, inovação e tecnologia ”, pontuou.
Bruno Oliveira, presidente da FUNDUSG, ressalta a necessidade do investimento em tecnologia como formador de oportunidades. “Para a FUNDUSG é muito importante que Rio Claro conte com um Centro de Inovação Tecnológica. Com a vinda de um espaço como esse para nossa cidade quem ganha é a população, que começará a perceber os benefícios da tecnologia na educação e geração de oportunidades. ”
Os vereadores confirmam que o projeto agora está devidamente protocolado junto ao Ministério, que sinalizou positivamente para apreciação e liberação dos recursos necessários. “A recepção no Ministério foi a melhor possível. Após a análise da proposta pelo departamento de projetos da pasta, teremos uma grande chance de conseguir os investimentos federais necessários para tirar essa ambiciosa ideia do papel”, concluiu Hernani.
Julinho Lopes discute recuperação de nascentes com o governo paulista
Nesta época de crise hídrica, em que a escassez da água se torna uma triste realidade, Julinho Lopes (Progressistas) busca apoio político para que Rio Claro possa garantir recursos para os investimentos necessários no setor. Na última quarta-feira, o vereador esteve na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, em São Paulo, reunido com o secretário Executivo da pasta, Luiz Ricardo Santoro e a coordenadora Executiva da secretaria, Helena de Queiroz Carrascosa von Glehn.
Na pauta, a solicitação para que Rio Claro seja atendido pelo governo paulista no que diz respeito à recuperação de nascentes. “Precisamos agir com urgência na conservação dos rios. Dentre as medidas obrigatórias destaco a recuperação das nascentes”, disse o parlamentar na Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Segundo o secretário Luiz Santoro, a reivindicação apresentada por Julinho Lopes procede já que “não adianta pensar na crise hídrica somente em tempos de estiagem”. A coordenadora Helena Von Glehn destacou a atuação de Julinho como presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e assinalou que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente está atualizando o cadastro de áreas rurais para avançar com o Programa Nascentes. “Como precisamos da anuência dos proprietários das áreas para fazer os investimentos pretendidos se faz necessário o apoio do município para localizá-los e desta forma atualizar o nosso cadastro”, disse Helena.
O secretário Luiz Santoro pontuou que a restauração protege o solo, conserva a produção hídrica e promove a biodiversidade, devolvendo ao território os serviços ecossistêmicos vitais para a produção rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. “Vamos estabelecer essa parceria com Rio Claro, cidade que conta com localização privilegiada na região central do Estado de São Paulo e tem importância inquestionável na Bacia do PCJ”, frisou o secretário.
Julinho Lopes, ainda no encontro, solicitou atenção especial do governo paulista, via secretaria, para a Floresta Estadual Navarro de Andrade (Feena) ao enfatizar que a reserva verde necessita de investimentos para que possa ser recuperada e melhor utilizada pela população.
Ainda, sobre a Feena, o vereador de Rio Claro entregou pauta que contém reivindicações da comunidade sobre questões que se arrastam há muito tempo. “É preciso encontrar caminhos para que a floresta possa ter o reconhecimento que merece por sua importância cultural e principalmente histórica”, finalizou Julinho Lopes.
Foto: Divulgação