O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social realizaram, nesta semana, Trabalho Técnico Social (TTS), visando a conscientização e o uso sem desperdícios da água.
A iniciativa aconteceu nos centros de referência de assistência social (Cras) dos bairros Jardim Brasília, Mãe Preta e Independência, locais beneficiados por obra realizada pelo Daae, cujos recursos foram obtidos pelo município por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.
“Quando são realizadas obras com verba federal, parte do recurso é destinada para trabalhos técnicos sociais, como este que realizamos nesta semana”, explica o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.
O superintendente ministrou breve palestra às famílias explicando as melhorias no abastecimento em decorrência da obra de instalação de adutora de reforço, em trechos no Jardim Progresso, Mãe Preta e Estrada do Sobrado.
Osmar também alertou sobre a crise hídrica que não só a cidade, mas todo o país atravessa, por conta da forte estiagem e falou sobre a necessidade da mudança imediata dos hábitos quanto ao uso da água, evitando uso desnecessário e desperdícios. Ainda, destacou a tarifa social, voltada para famílias de baixa renda.
“Essa ação acontece em momento oportuno, já que estamos passando por estiagem bastante severa e é necessário que todos saibam como fazer o uso correto da água, sem desperdícios”, destaca Osmar.
A nutricionista da secretaria do Desenvolvimento Social, Kátia Vital, mostrou às famílias como realizar a lavagem correta de alimentos, com uso de água sanitária e sem desperdícios.
O superintendente do Daae e a secretária do Desenvolvimento Social fizeram a entrega de cestas de frutas às famílias como forma de reforço à segurança alimentar.
“Com a pandemia, as pessoas eram atendidas remotamente e agora estamos retomando o atendimento presencial e coletivo e esta é uma maneira importante para acompanhar essas famílias”, comenta a secretária do Desenvolvimento Social, Vilma Sprícigo.
Foto: Divulgação